sexta-feira, agosto 29, 2014

HISTÓRIA ENVERGONHADA



Portugal é uma das nações mais antigas da Europa e tem por isso mesmo muitos séculos de História, com muitos momentos altos e também muitos momentos menos bons, como aliás acontece também com outros países com muita História.

O bom e o mau, os altos e os baixos fazem parte da vida e da História, e tentar apagar os momentos menos bons não resolve nada, sendo preferível reconhecer o bom e o mau e aprender com isso.

A decisão de não recuperar os brasões das ex-colónias e de manter apenas os brasões dos distritos portugueses e da Cruz de Cristo, que se encontram junto à Fonte Monumental do jardim fronteiro ao Mosteiro dos Jerónimos, é um perfeito disparate e uma negação da nossa História.

Comecemos por referir que a praça onde estão esses brasões tem o nome de Praça do Império, e que o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém foram mandados construir por D. Manuel que autorizou a instalação em Portugal da Inquisição. Estas são apenas duas realidades que talvez ainda não tenham sido interiorizadas por quem tenha tido a infeliz ideia de censurar uma parte da nossa História. 


O jardim da Praça do Império e a sua Fonte Monumental

Imagem do exterior do Museu de Arte Popular

quarta-feira, agosto 27, 2014

A FRASE DO DIA



"A Europa está numa encruzilhada: ou se mantém na deflação e no baixo crescimento, ou então dá um golpe de rins e aposta em reformas estruturais e numa consolidação orçamental que sejam ‘amigas do crescimento’"

Pier Carlo Padoan, ministro das Finanças de Itália



segunda-feira, agosto 25, 2014

FOI BOM ENQUANTO DUROU...

Onde estão os muitos, jornalistas, políticos e economistas que teceram loas à solidez do BES, ao facto do banco não necessitar do dinheiro da troika e ao sucesso dos gestores da instituição?

Enquanto os Espírito Santo estiveram na mó de cima, muitos viveram na sua sombra aguardando ou beneficiando dos seus favores e prebendas. Agora as coisas mudaram e os ratos abandonaram o barco e são dos que mais pregos espetam no caixão dos "gestoresoutrora bestiais".

sábado, agosto 23, 2014

NOVA IMAGEM É POUCO

Não basta mudar a imagem e dizer que fica a mesma equipa de colaboradores, porque sabemos que vão existir despedimentos de trabalhadores e fecho de balcões, e que alguns gestores do antigamente voltaram ao banco novo. Também não esquecemos que foram injectados quase 5 mil milhões de euros, e que o Estado (todos nós) somos responsáveis por grande parte dessa pipa de massa, se as coisas correrem mal, apesar das promessas do governo...
 

quinta-feira, agosto 21, 2014

ALDRABICE



Sei que o termo pode parecer forte, mas quando alguém profere frases que não correspondem à verdade, não merece nenhuma outra classificação.

Podia referir-me à declaração de Jorge Barreto Xavier, segundo o qual a lei da cópia privada que permite taxar dispositivos que possam gravar obras protegidas por direitos de autor, para além do uso privado, “não é bem entendida pela generalidade das pessoas”. Ele engana-se, porque todos entendemos que é uma forma de fazer pagar duas vezes por uma qualquer obra obtida legalmente, para a reproduzir, nada de complexo.

Ainda mais longe da verdade é a afirmação de Marques Guedes, que quando confrontado com o que se passa em Espanha, onde a cópia privada é remunerada via verbas do Orçamento de Estado, disse que em Espanha “são todos os contribuintes que contribuem. É uma caso singular. E que em Portugal se opta pelo utilizador pagador.” Não é verdade, porque paga quem infringe a lei e quem não infringe, a partir do momento que comprem determinados dispositivos, o que é um tratamento injusto e deriva de um conceito completamente errado, de que quem compra um telemóvel ou um tablet, por exemplo, é um potencial pirata.

É demasiado grave ouvir um governante a faltar à verdade, para justificar medidas injustas e até contra o princípio básico da Justiça, segundo o qual todo o cidadão é inocente até prova em contrário.


Humor britânico

terça-feira, agosto 19, 2014

OS PORTUGUESES SÃO UNS PIRATAS



Neste país os cidadãos são todos considerados uns piratas, pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), que apresentou uma proposta de Lei da Cópia Privada.

A intenção é a de onerar todos os suportes electrónicos que de algum modo possam ser utilizados para armazenar ou reproduzir uma obra coberta pelos direitos de autor obtida ilegalmente.

A medida é perfeitamente estúpida, pois parte do princípio (estúpido) de que todos os portugueses utilizam os seus aparelhos electrónicos para piratear obras ou para reproduzir obras pirateadas. Outra singularidade desta proposta é que quem utilize os seus aparelhos para reproduzir obras absolutamente legais, paga duas vezes duplamente para as ouvir ou ver.

A irrelevância e ineficácia deste organismo público, a SEC, revelam-se neste caso como noutros, desde a defesa da língua até à defesa do Património…  



domingo, agosto 17, 2014

SINTRA EM BAIXA



As coisas não correm bem para os lados de Sintra, e pensamos que nem a autarquia nem o governo estão a fazer o seu trabalho, em termos pelo menos aceitáveis.

Relativamente ao turismo estão identificados graves problemas em termos de acessibilidades e também em termos de estacionamento. A IC-19 é só a estrada mais congestionada da Europa, e sem reais alternativas, e o estacionamento (insuficiente) na Vila de Sintra é quase todo pago, e caro, o que conduz a estacionamento selvagem, para o qual não existe resposta por parte das autoridades.

Neste sábado assisti à dificuldade de circulação dos autocarros, de uma ambulância em marcha assinalada, para não mencionar a minha própria dificuldade mesmo à entrada por S. Pedro de Sintra, onde parece que há uma feira árabe, onde um prato a degustar é o porco (?) no espeto.

Se as coisas estão feias no que respeita ao turismo, melhor não estão certamente no que respeita à saúde, pois acabei de ler que os fornecedores do Hospital Amadora-Sintra, pedem a sua falência por atrasos nos pagamentos.

Não conheço nada melhor para acabar com a principal fonte de receita desta zona do que isto que mencionei, mas talvez ainda consigam, pois estão no bom caminho…