quinta-feira, dezembro 04, 2014

ARGOLADA SEM ESTILO



Quase não há dia em que algum membro deste (des) governo deixe de meter a pata na poça, que é como quem diz, mete os pés pelas mãos.

Poiares Maduro meteu-se numa cruzada de controlo da RTP, e como não tinha poderes para fazer as suas próprias escolhas, ou as do governo, “pegou” pela compra dos direitos televisivos da Liga dos Campeões, que podia trazer audiências à RTP, e sobretudo muita publicidade que podia cobrir a verba gasta, um negócio que aborrecia as televisões privadas.

O recurso ao Conselho Geral Independente, ao mesmo tempo que se condenava abertamente o tal negócio, pareceu a todos um pedido para que fosse demitido o Conselho de Administração da RTP, que tinha ousado realizar esse negócio sem a aprovação do governo e da CGI.

A pressa em satisfazer os seus intentos fez Poiares Maduro “passar por cima” da autonomia dos directores da televisão pública, ao arrepio do recente Contrato de Concessão, que a prevê claramente para esta escolha especificamente.

Temos pena, mas mesmo não sendo grande adepto de futebol, não gostaria de ver a televisão pública ao serviço dos partidos no poder. A dúvida que fica é a de saber se a demissão da administração da RTP vai ser anulada, agora que a ERC “ recomendou” a total autonomia dos directores da televisão pública, contrariando a opinião do CGI, com argumentos legais.



2 comentários:

  1. Para quem quiser ler o parecer da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aqui fica o link. Acrescento que, se o Alberto da Ponte não mudou desde que o conheci há uns anos, bem pode agora o Maduro cair de maduro que ele não volta atrás no pedido de demissão do cargo; Alberto da Ponte era fiel ao célebre dito atribuído a D. Maria Pia: "Quem quer rainhas, paga-as!" Quanto ao ministro... é um tanso! http://www.erc.pt/.../YToyOnt.../deliberacao-1722014-parecer

    ResponderEliminar
  2. Mas qual é o ministro deste "bendito, ou malfadado"
    governo que ainda não meteu a pata na poça?
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar