sexta-feira, maio 30, 2014

O OUTRO DERROTADO PELO CHUMBO DO TC



O pior que podia acontecer ao presidente da República aconteceu: o Tribunal Constitucional chumbou 3 normas do Orçamento de Estado, que ele promulgou sem ter suscitado dúvidas quanto à sua constitucionalidade.

Cavaco Silva tem alinhado as suas posições com as do governo, e tem descurado a sua obrigação de defender a Constituição, mesmo quando a opinião pública e publicada, manifesta sérias dúvidas perante a justiça de muitas das medidas tomadas pelo governo.

Mais este chumbo do Constitucional, que não foi solicitado por Cavaco Silva nem para a apreciação preventiva, nem sequer para a sucessiva, fez-me recordar Bertolt Brecht sobre os analfabetos políticos.

*
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

In "O Analfabeto Político"

««« - »»»
Foto - A rosa 


3 comentários:

  1. O reformado de Boliqueime é alguém que eu não respeito há muitissimo tempo, desde que exerceu cargo de Primeiro_ministro nem que considero , senão formalmente , Presidente da República.

    Mas a responsabilidade maior é de quem o escolhei e, também, de quem se abstém - julgando , não percebo como, castigar a classe política.

    Também já fiz um post com a citação sobre o analfabeto político, coisa que há cada vez em maior número, parece-me.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Fico por cá com meus botões a pensar porque uma maioria acata a ordem de uma minoria corrupta... E a quem interessa esses analfabetos políticos?

    https://ptbr.facebook.com/video/video.php?v...

    ResponderEliminar
  3. sinto-me algo aliviado porque nunca lhe dei um voto e aguardo a saída dele com muita impaciência...

    ResponderEliminar