quarta-feira, fevereiro 27, 2013

NÃO É MODA PASSAGEIRA...



É evidente para cada português que este governo já não tem apoio popular para as políticas que tem implementado e pretende continuar a fazer, porque os portugueses já estão fartos de sacrifícios sem qualquer resultado palpável nos anos mais próximos.

A paciência dos portugueses tem sido imensa, mas como acontece sempre, também tem limites, e este governo ainda não percebeu que já foi além dos limites.

A contestação vai subindo de tom, a instabilidade já se sente no ar, e não há dia em que não se assistam a apupos e manifestações de desagrado. O executivo já devia ter percebido a situação, e se julga que só existe um caminho para sair da crise, o seu, então o correcto seria demitir-se e submeter-se a eleições antecipadas, para testar a vontade popular.

Este estado de apodrecimento da Democracia, em que os governantes já nem se atrevem a falar em público, recorrendo a pesados esquemas de segurança, usando das identificações de populares como arma de intimidação sempre que alguém protesta, é o resultado da falta de correspondência entre as promessas eleitorais e a a governação que tem feito.

A solução em Democracia seria a procura de legitimação nas urnas do programa que efectivamente pretende seguir.  


IMAGENS 

Enquanto que alguns órgãos de comunicação social e comentadores diziam que o protesto com um coelho (morto) enforcado era de mau gosto e até insultuoso, eu lembrei-me de alguns pendentes que já tinha visto em algum lado, que mostro um pouco abaixo. Pode haver quem não tenha gostado da imagem passada, mas olhem que também há quem tenha gostado...

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

O GÉNIO E O SEU BURACO



Depois dos elogios rasgados feitos ao ministro das Finanças, quer por alguns comentadores nacionais, quer por alguns estrangeiros, os portugueses começaram a reparar no facto de nenhuma das previsões da autoria de Vítor Gaspar, ter batido certa.

A determinada altura do mandato, o ministro declarou-se surpreso com o enorme aumento do desemprego, mais tarde anunciou que no final de 2012 começaria a retoma, depois atirou para 2013, e agora nem assegura que tal aconteça em 2014 ou 2015.

Não é demais dizer que o consumo privado cai há mais de 2 anos, e que com os cortes constantes no Orçamento de Estado, aos quais já Gaspar se prepara para adicionar outros, vamos assistir sem sombra de dúvida a um aumento do desemprego e a uma maior queda do consumo privado, como é evidente.

O iluminado Gaspar será mesmo assim tão incompetente que não acerta uma só previsão, ou pelo contrário anda a enganar o povo mascarando a verdade para conseguir empobrecer a maioria dos portugueses para encher a barriga a uns quantos nababos que irão dar empregos a ele e aos seus colegas?



domingo, fevereiro 24, 2013

PORQUE HOJE É DOMINGO

Porque a actual governação tem sido uma autêntica forma de tortura para o cidadão comum, a imagem escolhida foi a que podem ver abaixo, e como não nos podemos resignar a ser os bombos de uma festa em que não tivemos participação, deixo também uma música que hoje ouvi repetidamente.

Tenham um bom domingo. 


 

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

O GÉNIO NÃO ERRA



Os portugueses são, no seu conjunto, testemunhas de que Vítor Gaspar se fartou de encher a boca com a afirmação de que não iria pedir nem mais tempo nem mais dinheiro à troika, até o meio desta semana.

Todos sabiam que tal objectivo era impossível, e não foram poucos os que sempre o disseram, e que foram alvo de grandes críticas por parte do executivo e da maioria que o suporta. Como acontece sempre, a verdade acaba sempre por vir à tona e até governantes que estavam escudados na sua soberba, acabam por ter que dar o braço a torcer.

Não é uma vitória de ninguém, mas não deixa de ser uma derrota do sábio Vítor Gaspar e do seu seguidor Passos Coelho, que não conseguiram antecipar que era necessário mais tempo, e que o ritmo frenético das medidas de austeridade iriam ter como resultado um enorme desemprego, um aumento da dívida pública e uma recessão tão grande que demorará anos a ser revertida.


terça-feira, fevereiro 19, 2013

O MINISTRO DA TRISTE FIGURA

Há quem não aprenda e teime em insistir sempre nos mesmos erros, demonstrando pouca inteligência ou, quem sabe, desvalorizando os sinais.

O ministro Relvas há muito que devia saber que para a maioria dos portugueses é uma carta fora do baralho. Ele e Passos Coelho teimam em manter uma situação simplesmente insustentável, que é a de continuar como ministro.

O resultado desta teimosia são os apupos e a falta de respeito pelo ministro, que já devia ter saído antes de chegar a esta situação. Relvas já não tem condições para continuar no cargo, e nem "assassinando" a música de Grândola, Vila Morena consegue convencer alguém.

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

NÃO HÁ VERGONHA



Hoje tive oportunidade de ver uma sessão parlamentar, em que o 1º ministro devia responder a algumas questões apresentadas pelos deputados, e confesso que, apesar de ser um céptico, o espectáculo a que assisti foi quase sempre deprimente.

Por parte do Partido Socialista ensaiou-se um ataque às medidas do governo e às suas funestas consequências, e parecia que as coisas estavam a tomar forma, mas eis que Passos Coelho tira da algibeira (já gasta) o passado da governação socialista, e seguiu-se um pingue-pongue de culpas que nenhum quis assumir. Nada de novo.

Dos partidos do governo vieram as hossanas habituais, e rigorosamente mais nada. Da restante oposição vieram algumas questões e críticas, sem respostas cordatas de Passos Coelho, para quem existe apenas um caminho, o seu.
 
O espectáculo só não foi completamente uma perda inútil de tempo, porque alguns cidadãos resolveram interromper o 1º ministro, cantando a Grândola vila morena, lembrando ao hemiciclo inteiro que quem mais ordena devia ser o povo, e não uma classe política de costas voltadas para a realidade do país.

CARTOON

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

QUE RAIO DE LEIS…


A imprensa fez eco da notícia segundo a qual, os consumidores finais podem ser punidos com coimas que podem chegar aos 2 mil euros se não pedirem factura numa qualquer transacção comercial.

Esta ideia, que até nem é nova, pode parecer acertada a alguns, mas padece de alguns problemas que não entraram na cabeça do legislador, talvez porque ele próprio não faça muitas compras, por ter alguém que as faça por ele.

Em primeiro lugar as facturas pedidas só encontram algum retorno em alguns serviços, que por acaso são prestados por pequenas empresas e pequenos empresários. É curioso que não existam benefícios fiscais em serviços prestados por grandes empresas, por profissionais liberais como advogados, médicos e engenheiros, ou até pela banca.

Finalizo dizendo o que a experiência já comprovou, que se recolhem mais impostos quando eles não vão além do que é suportado pelos cidadãos, e que com cidadãos com um grau de satisfação razoável, estas medidas de controlo fiscal são mais bem aceites.