segunda-feira, janeiro 28, 2013

A CULPA É SEMPRE NOSSA


Sempre admirei aqueles que nos fazem sentir culpados do que dantes nos julgáramos inocentes. A culpa é uma riqueza, à qual se vai acrescentando. O resultado oscila entre a lista telefónica e as Obras Completas mas pesa sempre.
 
Os grandes mestres são os nossos pais e os nossos filhos - ambos mostram de onde veio a inspiração para o pecado original. Ora se é culpado por ter nascido e interrompido, ora se é culpado por ter dado a nascer e não se ter interrompido tanto quanto precisariam os nascidos. A culpa não é uma coisa que se tenha, como um pescoço. É uma coisa que se transmite, como uma gripe. Tanto faz ser-se inocente ou culpado «à partida», que tem aspas porque não existe. Os malvados constipam-se tanto como os bonzinhos. Mas ambos são vulneráveis à ideia que até fizeram por isso e merecem pagar. Até com as lâmpadas de casa de banho acontece. Não há domínio de banalidade que a culpa não contamine. Tenho passado, nos últimos anos, várias semanas, dispersas no tempo, sem luz na casa de banho. Uso pilhas e a luz da lua, quando é oferecida. Depois aparece o electricista que é afoito e resolve tudo num segundo. Não desaparece, contudo, sem bafejar-me primeiro com o ónus da culpa. 

«Usa muito a casa de banho de noite?», pergunta, como se fosse uma perversão ou uma coisa má. Eu caio na asneira de responder que não. Ele dá-me o olhar culpabilizante: «Andas a cagar muito e a más horas, a ler o Proust...» Santa culpa, que é sempre nossa.

Miguel Esteves Cardoso


O que vês, Maria? Túnel, Pinóquio...
 

Tás doido? Pára de fabricar Pinóquios...

sábado, janeiro 26, 2013

ESTRATÉGIA POUCO INTELIGENTE



Parece que um perito do Instituto Alemão para a Investigação Económica (DIW), considerou que a estratégia de reduzir os custos do trabalho exclusivamente através da redução dos salários, não está de acordo com a aposta da União Europeia, que preconiza uma aposta no crescimento inteligente.

O senhor Christian Dreger foi suave nas palavras, porque já todos tínhamos percebido que a estratégia de Vítor Gaspar não era a mais inteligente, e que o corte cego nas remunerações só nos conduz à recessão, a mais desemprego e ao aumento da dívida nacional.

A inteligência não tem abundado nas decisões do executivo, e é por isso que só eles é que se sentem surpreendidos pelo enorme aumento do desemprego e pela queda das receitas dos impostos, apesar do aumento das taxas. O merceeiro da minha rua já tinha chegado à conclusão destes resultados, e não se proclama génio da economia, como o Gaspar.



quinta-feira, janeiro 24, 2013

O REGRESSO AOS MERCADOS

No dia em que o governo se vangloria do regresso aos mercados, ainda que com um juro que ronda os 5%, a pergunta que não teve resposta foi: em que é que isso beneficia os portugueses, ou quais são os portugueses que vão beneficiar do facto.
 
««« - »»»
Fotos de Sintra
Peninha (Sintra) by Palaciano 

Peninha (Sintra) by Palaciano

terça-feira, janeiro 22, 2013

O DISCURSO DE OBAMA

Estamos habituados a considerar os EUA como um país sem preocupações sociais, e foi com alguma surpresa, pelo menos para alguns, que o discurso do seu presidente, após o juramento de segundo mandato, que se constatou que a protecção social dos mais desprotegidos passou a ser uma prioridade, e que a distribuição dos sacrifícios deverá passar a "tocar" os mais poderosos, aliviando um pouco o fardo da chamada classe média.

Este discurso é agora mais europeu do que a maioria dos que ouvimos nestes dias no velho continente.


domingo, janeiro 20, 2013

AUDREY HEPBURN



Foi há precisamente 20 anos que a mais bonita actriz de Hollywood nos abandonou.

A sua beleza, o seu estilo e a sua arte fizeram as delícias de muitos amantes do cinema.

Durante a sua carreira arrecadou os quatro galardões mais importantes do panorama norte-americano, o Emmy, o Gremmy, o Oscar e o Tony.

Porque hoje é domingo aqui fica um filme de Audrey Hepburn, de 1963, intitulado Charade, que espero que gostem de ver quando tiverem tempo..


quarta-feira, janeiro 16, 2013

CAMPEÕES DA DESIGUALDADE



Ainda há quem se dê ao trabalho, em Portugal, de elaborar estudos sobre as desigualdades de rendimentos na União Europeia.

O resultado tem mostrado um acentuado aumento das desigualdades em Portugal, fruto da injustiça fiscal, dos baixos salários praticados, da má governação, do favorecimento dos grande interesses económicos, etc…

Numa pesquisa simples ficamos a saber que abaixo de Portugal, em termos de salários baixos, já só existe, na Europa, a Roménia, e que a distância entre os indicadores dos dois países tem vindo a encurtar-se.

Claro que para alguns, até caminhamos no bom caminho, mas cada um acredita no que quer.


By Oscar

segunda-feira, janeiro 14, 2013

MENTIROSOS COMPULSIVOS



Ainda há pouco mais de 2 anos todos, eu incluído, escreviam sobre as mentiras de José Sócrates, dizendo que o homem dizia uma coisa e fazia outra, mas hoje já poucos se lembram disso.

O esquecimento não se deve ao facto de Sócrates não ter mentido, mas sim porque ele foi largamente ultrapassado por Passos Coelho, que em apenas dois anos eclipsou as façanhas de Sócrates.

Portugal não pode ser governado por gente que não tem palavra, ou que pretenda governar com um programa muito diferente daquele com que se apresentou a eleições.