segunda-feira, abril 22, 2013

A BASE DA CIVILIZAÇÃO



A lei do universo baseia-se sobre o concurso destes dois grandes agentes: a luta pela vida e a selecção natural. A luta pela vida é o estado permanente de todos os seres, para os quais a criação é uma eterna batalha. A sorte do conflito decide-a a selecção natural. Como? Fixando na espécie, pela adaptação ao meio, os seres mais fortes, e expulsando os seres inferiores. Por isso o professor Haeckel afirma: «A teoria de Darwin estabelece que nas sociedades humanas, como nas sociedades animais, nem os direitos, nem os deveres, nem os bens, nem os gostos dos membros associados podem ser iguais.» Ora o que é que estabelece o Direito? O Direito estabelece precisamente o contrario disso: a igualdade dos deveres recíprocos para a mais equitativa distribuição dos bens.
 
O Direito portanto não só não é uma emanação da lei natural, mas é uma reacção contra essa lei. A natureza é o triunfo brutal decretado ao forte. A sociedade é a protecção consciente assegurada ao fraco. A criação funda a luta pela vida. A sociedade organiza o auxílio pela existência.
Uma civilização é tanto mais adiantada quanto mais ela submete ao seu domínio as fatalidades naturais. E é assim que o homem, de conquista em conquista, chegará um dia, como diz Büchner, ao paraíso futuro, ao paraíso terreal, de onde não veio mas para onde vai, e que não é um dom divino primitivo mas o fruto derradeiro do trabalho humano.

Ramalho Ortigão

2 comentários:

  1. Deveriam ensinar mais aos políticos na escola. Eles só aprendem a partilhar o que é dos outros. Mas as sociedades deve aprender a não lhes delegarem tantos poderes. "Senão um bicho só devora os outros". Não vejo um paraíso futuro (terral) para essa humanidade.

    ResponderEliminar
  2. Um texto utópico de Ramalho Ortigão, sempre adepto das grandes causas e de lançar "farpas".

    Um abraço.

    ResponderEliminar