domingo, setembro 30, 2012

AGENDA POLÍTICA


Uma das coisas que mais custa a engolir por parte daqueles que votaram PSD/CDS é o facto de existir uma agenda política, caracterizada pela defesa de quem já tem muito em detrimento de quem tem pouco, que é a maioria dos portugueses.

A velha dicotomia capital/trabalho está bem presente na accção política deste governo, que tudo tem feito para transferir dinheiro do factor trabalho para o do capital, como foi bem patente com aquela trapalhada da TSU. Podia também falar no agravamento do IRS e nos benefícios fiscais a grandes empresas, mas é apenas mais uma redundância.

Um dos exemplos que está na ordem do dia é o do carros de alta cilindrada, daqueles que passeiam os membros do governo, que por acaso continuam a ter uma grande procura, pelos ministérios e pelos grandes grupos económicos, e onde o Estado perde 1440 euros por cada viatura, em impostos.

A raia miúda paga para que os traseiros de quem muito tem, se possam passear em viaturas de alta cilindrada, enquanto a maioria dos portugueses conta os tostões que resultam do seu trabalho, ou da sua reforma, caso sejam ainda dos que não fazem parte da larga legião dos que nem trabalho têm.

Com mais medidas de austeridade no horizonte talvez seja altura dos portugueses se questionarem se querem continuar a ser "espremidos" enquanto outros continuam a ser poupados ao esforço e à contenção.

««« - »»»
Fotografia by Palaciano

sexta-feira, setembro 28, 2012

OS BENEFICIADOS



Já se sabia, mas agora foi conhecido com maior detalhe, que o Estado (que somos todos nós) deu benefícios fiscais a empresas no valor de 2,6 milhões de euros em apenas dois anos. A publicitação da lista com as empresas e os montantes mostrou que foram as grandes empresas que levaram a fatia de leão.

Se bem se recordam, ainda há pouco tempo este governo intentou fazer-nos pagar a todos mais 7% para diminuir os encargos da TSU para as empresas, e que as que mais iriam beneficiar com essa intenção, eram também precisamente as maiores empresas.

Outra constatação é a de que a arrecadação de impostos diminuiu em todos eles, com a honrosa excepção do IRS, que incide sobre os rendimentos do trabalho.

Há muitas razões para todos os trabalhadores, desempregados e aposentados se manifestarem, e é isso mesmo que vou fazer amanhã dia 29.

««« - »»»
O Paraíso das Cigarras

segunda-feira, setembro 24, 2012

A FALÊNCIA



Fala-se muito na falência dos países em dificuldades económicas, como Grécia, Portugal e Irlanda, para não falar de outros, mas varre-se para baixo do tapete as responsabilidades de quem conduziu os países a esta situação.

Ao contrário do que sucedeu com a Islândia, nestes países não foi possível responsabilizar e condenar os responsáveis.

Como diria um meu velho professor, os países não vão à falência, mas os povos pagam sempre as duras facturas da incompetência de que não os soube governar. Na realidade estamos a assistir, demasiadamente de perto, à falência das políticas e dos políticos das últimas duas décadas, agravada pela incompetência dos actuais governantes.

A Democracia não se pode confinar aos actos eleitorais, antes tem que se estender à participação cívica dos cidadãos, que têm de tomar consciência de que os governantes só merecem estar no poder se forem honestos e cumprirem as suas promessas.


quinta-feira, setembro 20, 2012

Férias

Enquanto os políticos do governo e da maioria vão fingindo que não perceberam bem o que se passa no país, e mesmo entre os parceiros de coligação, este vosso amigo vai gozar uns poucos dias de férias.

Não estarei longe do computador mas serei muito mais comedido no seu uso, pelo que as visitas aos amigos também serão mais espaçadas.

Até breve.

terça-feira, setembro 18, 2012

DEMOCRACIA



“Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo”

Mahatma Gandhi


A União Europeia e o governo devem meditar nestas palavras dum símbolo da resistência à tirania. Os tempos são outros, as tiranias tomaram outras formas, mas sem a garantia da dignidade humana não está garantida a Democracia.

Os governos e as instituições devem ter sempre em atenção que existem em função dos povos e do bem comum.
 
FOTOGRAFIA

By Palaciano

domingo, setembro 16, 2012

À ATENÇÃO DOS POLÍTICOS

O povo português mostrou que não está disposto a suportar indefinidamente uma austeridade estúpida e sem qualquer perspectiva de futuro.

Esperemos que o governo e a classe política tomem consciência de que o seu trabalho deve ter sempre em conta os anseios e as necessidades do povo, coisa que parece que tem sido esquedida nos últimos anos.

A legitimidade não se pode confundir com a legalidade, sendo que a primeira depende apenas da vontade do povo.


sexta-feira, setembro 14, 2012

GOVERNO CADA VEZ MAIS SOZINHO



Passos Coelho e os seus ajudantes estão cada vez mais sozinhos, especialmente depois dos recentes anúncios de mais austeridade.

As medidas anunciadas por Passos Coelho e depois as explicações de Vítor Gaspar tiveram o condão de despoletar a indignação geral, e de quebrar a coesão mesmo dentro das hostes ligadas ao poder.

Passos Coelho e o seu núcleo duro estão agora encostados à parede e condenados a recuar nas suas intenções, ou então a demitir-se.

Ninguém julgue que isto é um dado adquirido, porque se a pressão sobre o governo aliviar e as manifestações não tiverem dimensão, tudo pode mudar. Está nas mãos do povo mudar a situação actual e será preciso que cada um se empenhe e tome posição, participando.


««« - »»»

Humor na Crise
««« - »»»

Foto de Férias
By Palaciano