domingo, agosto 19, 2012

A DEMOCRACIA NO MUNDO


O mundo ocidental manteve durante anos um discurso favorável à democracia e criticou tenazmente a falta de democracia noutras paragens, mas com a globalização muitos foram os que pensaram que era a oportunidade de ver outras paragens a abraçar a democracia.

Os tempos têm vindo a mostrar que com as preocupações com a economia a democracia tem vindo a perder terreno apesar das aparências, para desencanto mesmo dos mais optimistas.

Enquanto alguns apontam o dedo à Rússia de Putin, pelos casos mediáticos da banda feminina que se atreveu a criticar Putin, ou por causa da proibição da parada do orgulho gay durante 100 anos, na África do Sul dispara-se sobre manifestantes matando mais de 34 pessoas e Londres e os EUA não reconhecem asilo diplomático de Assange no Equador.

São apenas alguns casos conhecidos nos últimos dias, mas fazem-nos recordar Guantanamo e os últimos dias de Pinochet, para se entender o profundo cinismo político dos Estados, que têm muitas vezes discursos que variam segundo os interesses de cada momento.

««« - »»»
Humor na Crise

3 comentários:

  1. A "demo" + cracia é o poder que emana do povo... Mas quem foi disse que existe um povo 100% democrata?

    ResponderEliminar
  2. Meu caro nós vivemos em ditamole!

    E a Democracia e os votos só são para respeitar quando convém.

    O mais recnte caso foi o grego , um dos mais antigos aconteceu na Argélia quando o partido muçulmano ganhou as eleições e estas foram anuladas, dando início a uma tragédia terrível no país.

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  3. A propósito cito o Partido Popular que Governa a Espanha.Porque é que a Reacção na qual se destaca a enorme influência da biblico-judaico-cristã Religião,usa o nome Popular para o seu Partido?Será o Populo(Pueblo) que governa em Espanha?!
    Mas,porém,todavia,contudo.....
    Com populismo e demagogia,
    muita mentira,verdade parece,
    mas em liberdade e democracia,
    cada Povo tem o Governo que merece.

    ResponderEliminar