segunda-feira, junho 18, 2012

CENSURA PREVENTIVA

 
Como já o disse há alguns dias, fui visitar o Palácio da Vila de Sintra, e além de ter topado com umas imprecisões na explicação de uma guia turística, fui passear com um convidado com bastante sentido de humor, que durante quase todo o tempo foi fotografando tudo o que via, porque neste palácio são permitidas fotos mesmo com flash, o que não deixa de ser estranho.

Uma das salas mais impressionantes deste monumento é sem dúvida a dos Brasões, que para um brasileiro tem uma atracção muito especial. O meu convidado, brasileiro de ascendência portuguesa, depressa ficou entusiasmado com os brasões e partiu furiosamente em busca do brasão da sua família (?).

Foi precisamente a ajudar o meu convidado a procurar os Silvas, que topei com um espaço em branco que me intrigou. Perguntei ao guarda que encontrei na sala e fiquei a saber que o espaço não preenchido era o correspondente à família dos Coelhos.

Segundo fiquei depois a saber, e consultando o sítio do monumento e um amigo especialista na matéria, o brasão dos Coelhos terá ficado muito deteriorado, não se sabe bem quando, e nas campanhas de restauro que se sucederam a esse facto nunca mais foi repintado no espaço que lhe pertencia.

Pelos vistos as gentes do restauro resolveram censurar os Coelhos, mesmo antes de saberem que um dia ele viria a (des)governar este país. Premonição ou seja lá o que for, mas o facto é que esse nome não está entre as sete dezenas de famílias que “com esforços leais serviços foram ganhadas com estas e outras tais devem de ser conservadas”, como reza a frase ao redor da Sala dos Brasões do Palácio de Sintra.

Escreveu-se direito por linhas tortas...


««« - »»»
Foto - Falta o Brasão

4 comentários:

  1. Não sei muito quanto ao Brasão dos coelhos. Mas imaginei por cá com seria um coelho na brasa. Seria de facto saboroso? Eis a questão?

    ResponderEliminar
  2. Coelhos só na cataplana

    ResponderEliminar
  3. Não há acasos nem coincidências .

    Pena que fosse só o brasão a desaparecer!!!

    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. e eu a pensar que os coelhos só habitavam as tocas e capoeiras...

    cumpts

    ResponderEliminar