sexta-feira, maio 25, 2012

REGRESSO AO PASSADO

Não sou propriamente um saudosista do passado, ainda que tenha tido uma juventude relativamente interessante, mas por vezes certos factos do presente fazem-me recordar outros do passado. 

Nos finais da década de 60 do século passado, havia um número restrito de famílias que dominavam a economia nacional, e eram donas de bancos e das maiores empresas nacionais, com o beneplácito do regime, evidentemente. As coisas continuaram imutáveis até ao 25 de Abril de 1974, e só então o seu poder abanou e, alguns, foram mesmo forçados a fugir para o estrangeiro, e viram parte dos seus bens nacionalizados. 

Em finais da década de 70 e na década de 80, estas mesmas famílias foram indemnizadas, e viram alguns dos seus negócios regressarem ao seu poder, bem ao contrário de milhares de retornados que foram forçados a regressar a Portugal com uma mão à frente e outra a cobrir o traseiro, e que nunca foram indemnizados pelo Estado português nem pelos estados que lhes nacionalizaram os bens. 

As ditas famílias voltaram a ser poderosas, algumas têm hoje mais do que tinham no passado, e a grande maioria do povo que tinha experimentado uma melhoria de vida durante cerca de duas décadas, vê de novo a miséria rondar a porta, devido aos baixos salários e ao desemprego que aumenta todos os dias. 

Por muito que não gostem do título deste post, ou do seu conteúdo, o que ninguém pode negar é que, como no passado que recordei, os ricos estão a ficar cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

««« - »»»
Humor e Servilismo
««« - »»»
Foto - Solarenga
By Palaciano

3 comentários:

  1. Por cá existe até uma música a este respeito. "É que o de cima sobe e o de baixo desce." Tenha uma boa noite!

    ResponderEliminar
  2. Melos e Espíritos Santos por exemplo...
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  3. ADOREI essa foto!
    Não sei quem é Palaciano, mas fiz uma foto dessa mesma flor e a minha foto não lhe fica atrás em beleza, modéstia à parte.
    Todos nós temos mais sorte com umas fotos do que com outras...
    mas sei reconhecer quando as que faço prestam ou não prestam.

    quando vem dar uma vista de olhos ao meu mais recente blog
    "Os meus pensamentos"?
    ...
    No outro já percebeu que estou a fazer a reportagem fotográfica das minhas férias na Tailândia...

    Muito obrigado pela sua visita.
    Um abraço.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar