quinta-feira, abril 05, 2012

PERSONAGEM HISTÓRICA

D. Catarina de Bragança, filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, nasceu em Vila Viçosa no dia 25 de Novembro de 1638, dia de S. Catarina. Esta princesa foi mandada educar num convento em Alcântara, de onde terá saído uma meia dúzia de vezes antes da saída do país para se casar.

O casamento de Catarina de Bragança foi um arranjo como era habitual na época, tendo sido escolhido Carlos II de Inglaterra para esposo. O dote da princesa foi elevado, dois milhões de cruzados, mais a praça de Tânger e a feitoria de Bombaim.

Geralmente sublinha-se o facto de Catarina de Bragança não ter dado descendência a seu marido, e que este tinha diversas amantes, mas fala-se pouco da sua influência nos hábitos da corte inglesa, que foi bem relevante.

A introdução do hábito do chá é talvez o facto mais conhecido, mas sabe-se que também terá sido por sua causa que a corte inglesa terá deixado de comer em pratos de ouro ou prata, passando a utilizar pratos de porcelana. Também é de relevar que Catarina de Bragança levou consigo uma orquestra de músicos portugueses revolucionando assim os hábitos culturais da velha Albion. O uso do leque também foi trazido pela princesa portuguesa.

Uma das lendas tecidas em torno desta princesa é a de que terá casado com 27 anos de idade, o que não é correcto, pois o casamento com Carlos II teve lugar em 31 de Maio de 1662, com duas cerimónias distintas: primeiro numa cerimónia privada segundo o rito católico, e depois publicamente segundo o rito anglicano, aliás como tinha sido convencionado.


Retrato de Catarina de Bragança
««« - »»»
Imagem Trabalhada

4 comentários:

  1. Hoje, só desejo uma boa e feliz Páscoa.
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  2. A sua estátua está junto ao Tejo e , segundo parece, a princesa foi bastante infelzi, voltando a Portugal viúva.

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  3. Uma bela princesa, uma bela história e uma bela flor... Regrados ao simples desejo de uma "Feliz Páscoa".

    ResponderEliminar
  4. Tinha os pés pequenos, olhos grandes, e era baixinha. Defeitos ou qualidades segundo diferentes pontos de vista...
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar