segunda-feira, abril 16, 2012

ATÉ O NYT AVISA

A economia europeia vai por maus caminhos e ameaça contaminar outras economias mundiais, e por isso tem merecido bastante atenção do outro lado do Atlântico de onde têm surgido muito alertas nos últimos tempos.

Quando os problemas começaram na Grécia, a Europa não soube reagir, e assim continuou com a Irlanda e com Portugal. A receita aplicada aos três países foi sempre a mesma, resumindo-se a austeridade sobre austeridade, e os maus resultados obtidos pela Grécia não levaram a que a receita fosse alterada, e consequentemente os mercados começaram a explorar esta ineficácia e os ataques selectivos multiplicaram-se, ameaçando agora Espanha, Itália e mesmo a França, que têm outra dimensão económica.

O caso da Espanha, que está agora na mira dos especuladores, fez soar o alarme em diversos mercados que temem que a Europa do euro se desmorone e arraste consigo a economia mundial.

O New York Times avisa que Espanha pode ser a próxima a cair e que está a ser empurrada pela Alemanha para o abismo, com a teimosia que levou à recusa da flexibilização das metas orçamentais deste ano.

Os mercados reagiram à nega da senhora Merkel e de maneira adversa, exigindo taxas de juro demasiado altas para uma economia que ficou sujeita a ainda maior austeridade.

Todos os analistas de fora da Europa e mesmo muitos europeus já alertaram para o facto mais do que óbvio, de que sem crescimento económico e mais investimento será irrealista esperar que os países em dificuldades possam pagar a sua dívida, mas a Europa tarda em acertar com a receita para ultrapassar as dificuldades económicas.

««« - »»»
Foto Amarelada

««« - »»»
Humor - Responsabilidade Social

3 comentários:

  1. De fato a economia européia esta a cair como peças em um jogo de dominó sem esbouçar nenhuma reação. O NYT avisa, mas os políticos parecem desejar de facto a queda. Fico com o som maravilhoso do Peru "El condor passa" e por cá os urubus também...

    ResponderEliminar
  2. O egoísmo e a teimosia daquela gaja feia levan-nos para o abismo perante a passividade dos submissos da terra.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  3. Andam todos assustados pois está tudo muito ligado :s

    ResponderEliminar