quarta-feira, fevereiro 29, 2012

ESPERANÇA DE VIDA

Nos tempos que correm tudo tem servido para justificar o aumento da idade de reforma, até a esperança de vida que entra no cálculo das pensões. Como se percebe isso não passa duma falácia e de um exercício meramente estatístico, que não respeita as especificidades nem do indivíduo nem da actividade profissional exercida.

É consensual que a esperança de vida tem sido apenas um instrumento para dificultar a entrada na reforma e para aumentar o período de descontos dos trabalhadores, ou então diminuir-lhes substancialmente os montantes das pensões, caso não trabalhem mais anos.

O cálculo da esperança de vida em Portugal tem sido uma incógnita para todos, e pode até dizer-se que não existe nenhum estudo fiável em que se baseiem os números que nos vão sendo adiantados pelas autoridades.

Este inverno com muito frio veio alertar a Direcção-Geral da Saúde (DGS) para o aumento exagerado da mortalidade de pessoas idosas. Sendo certo que com as fracas condições económicas de boa parte dos idosos, associadas à fraca qualidade da construção de grande parte das habitações, levam a que muitas pessoas passem muito frio, perigando desse modo a sua saúde, isso não é tudo.

As pensões muito baixas, o desemprego de longa duração e mesmo salários demasiado baixos, fazem com que existam cada vez mais famílias que se alimentam mal, se agasalham mal e que não tomam a medicação adequada para os males de que vão padecendo.

Há portugueses a morrerem prematuramente, e já são quase um quarto dos portugueses os que não passam dos 70 anos. Este problema não se combate com caridadezinha, mas sim com um aumento da qualidade de vida, o que não vai ser possível com as políticas que nos estão a ser impostas.

Será que a esperança média de vida que o governo tem utilizado é real e baseada em dados credíveis e comprováveis?

««« - »»»
Foto - Narcisos

««« - »»»
Humor - Só Casca

3 comentários:

  1. Este país não é para velhos nem para pobres, mas alguns deles votaram no Coelho sarnento, e estão a pagar a dura factura.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  2. Quando o Coelho disse que tínhamos de empobrecer falava de miséria e de sopa dos pobres, mas poucos acreditaram que Salazar tivesse ressuscitado...
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  3. Querem nos aposentar as vésperas da morte para que não usemos das nossas contruibuições... "A esperança de vida" anda a beira da morte...

    ResponderEliminar