terça-feira, dezembro 20, 2011

O NATAL E OS PRESENTES

Não pretendo discutir a racionalidade dos presentes de Natal, e muito menos as convicções religiosas relativas a esta quadra, mas tão só mostrar uma visão muito minha.

Considero que o mais importante no Natal é a reunião familiar, que não acontece assim tantas vezes que não mereça uma especial relevância, especialmente para um filho único.

Não terei sido dos mais desafortunados, e posso dizer que até tive alguns presentes de Natal quando era criança, ao contrário de tantos outros que nada tiveram, mas fui educado de modo a lhes dar muito valor, e a conservá-los com todo o carinho.

Gosto de dar presentes às crianças. Confesso que quando dava algum presente aos meus filhos mais velhos, que sabia que era o que desejavam, me sentia contente por o poder satisfazer. A utilidade dos presentes sempre foi tida em conta, porque nunca fui nem rico nem esbanjador.

Com a idade, e porque os filhos já são adultos e já me deram uns quantos netos, o que me dá mais prazer nesta quadra é ter a família reunida em volta da mesa de Natal, e saber das traquinices dos mais novos, admirar as suas gracinhas, e constatar que os filhos estão bem encaminhados na vida.

Afinal há muitas formas de dar e de receber. Os presentes agora já não são tão importantes para mim, embora para os pequenos haja sempre um mimo, o que mais importa é a reunião familiar. Afinal é um bom presente de Natal.


4 comentários:

  1. Que tenhas um bom Natal na companhia dos teus familiares.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  2. Concordo de todo.

    Ficaria mais contente se tivesse colocado um homem em vez de um mulher, como imagina, rrsss

    Um Natal com amor , um bom 2012 e alegre quadra para si e para os seus.

    ResponderEliminar
  3. O natal é talvez isso, a proximidade e um rancho melhorado.No dia seguinte aparece a rotina...

    Bom Natal

    ResponderEliminar
  4. Estou tentando em vão dar mais sabor ao meu "peru de microondas". Que em 2012 a partilha seja mais generosa entre todos os homens como queria o Senhor jesus...

    ResponderEliminar