domingo, setembro 25, 2011

GENOCÍDIO FINANCEIRO

Porque nos falam da Grécia e pouco nos dizem, aqui fica um depoimento de um austríaco conhecedor daquela realidade, e também, se quiserem dar-se ao trabalho de ler, uma visão de dentro, que me dispensei de reproduzir por questões de espaço. O artigo original, em alemão é DAQUI.


Então os gregos “recusam-se a economizar”? Um jurista de Viena, que tem um apartamento em Atenas, observou-os diariamente. A sua conclusão: economizam ao máximo.

Não podemos deixar de responder às diversas declarações dos mais altos responsáveis de toda a Europa, algumas delas roçando a imbecilidade, sobre estes “preguiçosos” gregos que “se recusam a economizar”.

Há 16 meses que tenho casa em Atenas e vivi in loco esta situação dramática. Ouvem-se queixas de que os planos económicos não vão funcionar porque as receitas fiscais caíram. Põe-se em causa a vontade dos gregos economizarem. Que surpresa! Vejamos alguns factos:

- Redução de salários e de pensões até 30%.

- Redução do salário mínimo para 600 euros.

- Dramática subida de preços (combustível doméstico + 100; gasolina + 100%, electricidade, aquecimento, gás, transportes públicos + 50%) ao longo dos últimos 15 meses.

Resgate da UE de 97% volta para a UE

- Um terço das 165 mil empresas comerciais a fecharem as portas, um terço sem conseguir pagar os salários. Por toda a cidade de Atenas pode ver-se os painéis amarelos com a palavra “Enoikiazetai” a letras vermelhas – “Aluga-se”.

- Nesta atmosfera de miséria, o consumo (a economia grega foi sempre muito centrada no consumo) diminuiu de maneira catastrófica. Os casais com dois salários (onde o rendimento familiar representava até então 4000 euros), de repente, têm apenas duas vezes 400 euros de subsídio de desemprego, que começa a ser pago com meses de atraso.

- Os funcionários públicos e de empresas próximas do Estado, como a Olympic Airlines ou os hospitais, há meses que não recebem ordenados e os pagamentos a que têm direito foram adiados para Outubro ou para o “próximo ano”. O recorde pertence ao Ministério da Cultura. Há 22 meses que os funcionários que trabalham na Acrópole não são pagos. Quando ocuparam a Acrópole para se manifestarem (pacificamente!) receberam rapidamente o troco, em gás lacrimogéneo.

- Toda a gente está de acordo quando se diz que 97% dos milhares de milhões das tranches de resgate da UE voltam directamente para a UE, através dos bancos, para amortizar a dívida e pagar novos juros. Assim, o problema é discretamente atirado para cima dos contribuintes europeus. Até ao crash, os bancos recebiam copiosos juros e as reivindicações estão a cargo dos contribuintes. Por isso não há (ainda?) dinheiro para as reformas estruturais.

- Milhares e milhares de empresários em nome individual, motoristas de táxi e de camiões, tiveram de desembolsar milhares de euros para pagarem as suas licenças e, para isso, contraíram empréstimos, mas hoje veem-se confrontados com uma liberalização que faz com que os recém-chegados ao mercado não tenham de pagar quase nada, enquanto quem já lá está há mais tempo está onerado com enormes créditos, que tem de pagar.

- Inventam-se novos encargos. Assim, para apresentar uma queixa na polícia é preciso pagar logo 150 euros. A vítima tem de abrir a carteira se quer que a sua queixa seja aceite. Ao mesmo tempo, os polícias são obrigados a cotizarem-se para abastecerem os seus carros-patrulha.

- Foi criado um novo imposto sobre a propriedade associado à conta da electricidade. Se não for pago, a luz de casa é cortada.

Onde está o dinheiro das últimas décadas?

- Há meses que a escolas públicas deixaram de receber materiais escolares. O Estado deve milhões às editoras e as entregas deixaram de ser feitas. Gora, os estudantes recebem CD's e os pais têm de comprar computadores para que os filhos possam estudar. Não se sabe como é que as escolas – sobretudo as do Norte – vão pagar as despesas de aquecimento.

- Até ao fim do ano todas as universidades estão paralisadas. Um grande número de alunos não pode entregar trabalhos nem fazer exames.

- O país prepara-se para uma enorme onda de emigração e estão a aparecer gabinetes de aconselhamento sobre este assunto. Os jovens não veem futuro na Grécia. A taxa de desemprego entre os jovens licenciados é de 40% e de 30% entre os jovens em geral. Os que têm emprego trabalham a troco de um salário de miséria e, em parte, de forma ilegal (sem segurança social): 35 euros por 10 horas de trabalho diário na restauração. As horas extraordinárias acumulam-se sem serem pagas. Resultado: não sobra nada para investimentos de futuro como a educação. O governo grego não recebe nem mais um cêntimo em impostos.

- As reduções maciças de efectivos na função pública são feitas de maneira antissocial. Foram despedidas, essencialmente, pessoas que estavam a alguns meses da idade da reforma, para lhes ser pago apenas 60% do total da pensão a que teriam direito. Toda a gente faz a mesma pergunta: onde está o dinheiro das últimas décadas? É evidente que não está no bolso dos cidadãos. Os gregos não têm nada contra a poupança, simplesmente, não aguentam mais. Quem consegue ter emprego mata-se a trabalhar (acumula dois, três, quatro empregos).

Todas as conquistas sociais das últimas décadas em matéria de protecção dos trabalhadores se desfizeram em pó. Agora, a exploração te rédea solta; nas pequenas empresas é, geralmente, uma questão de sobrevivência. Quando se sabe que os responsáveis gregos jantaram com os representantes da troika [Comissão Europeia, BCE e FMI] por 300 euros por pessoa, não podemos deixar de perguntar quando é que a situação acabará por explodir.

A situação da Grécia deveria alertar a velha Europa. Nenhum partido que propusesse uma razoável ortodoxia orçamental estaria em condições de aplicar o seu programa: nunca seria eleito. É preciso atacar a dívida enquanto está ainda relativamente sob controlo e enquanto não se assemelha a um genocídio financeiro.

Retirado DAQUI e tem muito mais para se ler

««« - »»»
Foto - Cores de Outono


««« - »»»
Humor - Ajuda no Deserto

6 comentários:

  1. Este post é arrepiante, amigo, e sinto que se não forem tomadas outras medidas que não apenas as de reduzir salários e aumentar impostos vamos cair no que aqui descreves. A economia está doente e sem uma forte injecção financeira não será relançada. Não tenho esperança, sinto-me vilipendiada e acabo de ouvir nas notícias que o ministro das finanças vai anunciar mais medidas que não trarão certamente aquilo que eu quero: trabalho para esta gente toda que tem família para sustentar e casa para pagar, assistência digna na saúde para as crianças e idosos...
    Que horror!
    Que desilusão!

    Bem-hajas!

    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  2. O desemprego crescente é só mais um prego no caixão em que este país será sepultado, caso o povo não acorde.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  3. Impressionante.
    O grande problema é que na perspectiva externa pretende-se reduzir despesas para que o dinheiro emprestado regresse o mais rapidamente a quem o empresta.
    Esta, não tem
    e nem tem que ter uma preocupação de bem comum nacional, pois por natureza não é esse o seu interesse.
    Contudo um bom Governo ainda que com os limites impostos pela necessária redução de despesas, preocupar-se-ia também em gerar receitas,
    em promover o enriquecimento económico.
    Isso requer imaginação e competência, mas sobretudo visão ampla e capacidade de realização.
    Vontade política de reconstruir,
    preocupação e constrangimento pelo mal estar e pelas dificuldades dos seus cidadãos.
    Importa colocar pessoas competentes a planear e implementar medidas positivas de recuperação, ao invés de tentar chegar ao ponto de equilíbrio mediante a aplicação de meras medidas negativas , restritivas da qualidade de vida dos cidadãos que só deveriam ser executadas no estritamente indispensável.

    ResponderEliminar
  4. Quando se vê o vizinho á arder o nosso coração também estremece
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  5. vai dar mau resultado e as culpas são principalmente da sociedade por quotas (UE)...

    ResponderEliminar
  6. Qualquer dia o Humor - Ajuda no Deserto é mais real do que queremos ;)

    ResponderEliminar