segunda-feira, agosto 01, 2011

COMBATER A IGNORÂNCIA

A razão das más escolhas do eleitorado português prende-se sobretudo com a ignorância política e com a demagogia com que cá se faz política.

A nossa democracia tem apenas trinta e tal anos, e está apenas a dar os primeiros passos, não tendo encontrado terreno fácil para o seu desenvolvimento, quer por factores sociológicos, quer por factores educacionais.

Hoje apetece-me recordar Aristófanes, um dramaturgo que foi um crítico, até mesmo dos deuses, mas que não se eximiu de criticar ferozmente os demagogos da sua época, sendo um defensor da paz e do mundo rural.

Uma das peças de Aristófanes, Lisistrata, descreve uma greve erótica das mulheres atenienses e espartanas, que acabou por trazer a paz aos dois povos. A resistência pacífica acabou por resolver a beligerância bélica.

Não sou um grande apreciador do pensamento de Aristófanes, mas por vezes acho que só nos faz bem conhecer diferentes pensamentos e um pouco de História da humanidade, para percebermos melhor o mundo em que vivemos.

“Quem é sábio, aprende muito com os seus inimigos.”

««« - »»»
Foto - Fresca

««« - »»»
Humor Ignorante

2 comentários:

  1. "... só nos faz bem conhecer diferentes pensamentos e um pouco de História da humanidade, para percebermos melhor o mundo em que vivemos."

    Subscrevo inteiramente. O conhecimento histórico ajuda-nos muito na compreensão da realidade quotidiana.

    Bem-hajas!

    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  2. Este povo paga a sua ignorância e a sua apatia, muito caro!
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar