quarta-feira, junho 01, 2011

A DAMA DO ARMINHO

No ano de 1485, Leonardo da Vinci inicia essa sua grande obra-prima: é o retrato de Cecília Gallerani, a Dama do Arminho, encomendado por Ludovico Sforza. A jovem, com sua cabeça pintada com a mesma mestria que a cabeça do belo anjo Uriel da pintura Madona, com o olhar fixado para algo fora da pintura, fugindo do olhar do espectador, possui um rosto tranqüilo, insinuando o início de um sorriso sereno. 

O arminho repete-lhe o movimento da cabeça, cuja pata curvada elegantemente correspondente ao movimento do animal, criando uma sintonia entre a modelo e ele. A linguagem iconográfica presente nessa pintura, recorda-nos um pouco da anterior Ginevra de' Benci. O Arminho representa o sobrenome da jovem em grego galée, mas também é o símbolo de seu amante Ludovico Sforza. 

Cecília abraça carinhosamente o seu amor junto ao colo. Após a conclusão desta surpreendente obra de arte, Ludovico termina seu romance com a jovem e casa-se com Beatriz d'Este, e no mesmo ano, toma como amante a modelo da obra intitulada erroneamente como La Belle Ferronière, também encomendada por este.

Nota: Este quadro vai estar em exposição na Sala de Exposições Temporárias do Palácio Real de Madrid, de 14 de Junho até 4 de Setembro próximos. Mais informação AQUI e AQUI.


««« - »»»
Foto - Verde e Amarelo
By Palaciano

6 comentários:

  1. normalmente não se repara tanto nas mãos ( e nos pés) que são pormenores muito difíceis de reproduzir...
    gostei.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho este quadro muito mais bonito do que a celebérrima Gioconda.

    Quando passei na sala do Louvre onde está exposto sob um vidro à prova de bala, havia uma multidão embasbacada à sua frente.

    Boa noite

    ResponderEliminar
  3. Um mestre é sempre um mestre e este quadro só não tem a projecção da Mona Lisa porque estava na Polónia, e não em França.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  4. Agradeço sua atenção, cá vamos devagar
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  5. Agradeço sua atenção, cá vamos devagar
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  6. REALIZO SEMPRE ATIVIDADES EM AULA DE ARTE COM MEUS ALUNOS...ELA REPRESENTA MUITO BEM O PERÍODO DO RENASCIMENTO...

    ResponderEliminar