sábado, maio 28, 2011

A HIPOCRISIA OCIDENTAL

Talvez se lembrem ainda do modo como foram descritas e aceites as manifestações populares nos países do norte de África, quando elas aconteceram em vários países.

A imprensa e os dirigentes políticos europeus receberam as rebeliões populares com agrado e exigiram, por parte dos governos em causa, respeito e tolerância, condenando as tentativas de repressão das manifestações. Os regimes que ousaram reprimir os manifestantes foram rotulados de intolerantes.

Os acontecimentos no norte de África não são muito longe de nós, mas não aconteceram em solo europeu, porque aí teriam diferente tratamento, como aconteceu em Espanha na Praça da Catalunha (Barcelona). Aí as autoridades usaram a força para, “por motivos de higiene”, afastar os manifestantes que lá se encontravam há 12 dias.

A hipocrisia leva-nos a ter dois pesos e duas medidas, consoante as coisas se passem à nossa porta, ou na porta do vizinho. A força utilizada em África é violência e repressão, mas a mesma força aplicada cá no velho continente, tem razões como a higiene que a justificam.

A Europa começa a perder a sua matriz de Liberdades, bem como cada vez mais se aproxima socialmente de países que já criticámos num passado bem recente. Isto é preocupante e deve fazer-nos meditar sobre o tipo de Europa que queremos.

««« - »»»
Foto de Biombo

««« - »»»
Humor Fresco

5 comentários:

  1. Foi a esta europa que Furões, Xocas e Tuterres nos venderam.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, a hipocrisia e a duplicidade desconhecem limites por estas bandas,,,


    Parafraseando Miguel Torga: creio que sairão bem caras ao Governo central as balas de borracha disparadas sobre quem se manisfestava na Praça da Catalunha da cidade condal!

    Bom fim de semana


    Ah, gostei das ilustrações, principalmente do humor da segunda, rrs

    ResponderEliminar
  3. Sempre foi assim amigo. Apoiamos as revoltas de fora porque as cabeças pensantes julgam que enquanto o povo se preocupa com o vizinho não olha para si e para os seus problemas. Quando se olha para nós e se resolve agir eles caem-nos em cima.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. E ai do país do norte de áfrica que ouse interferir nos acontecimentos de uma país democrático como a espanha! Um tipo está preso Espanha é um terrorista, se for na Líbia, é um preso político!
    Um abraço ocidental

    ResponderEliminar
  5. A Europa dos interesses económicos e da falta de princípios arreganha as unhas que os povos não decidiram ainda cortar.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar