quinta-feira, junho 17, 2010

A ENVELHECIDA EUROPA

Cá pelo rectângulo assiste-se a um ataque concertado do patronato e dos dois partidos que se vão entretendo a dançar o tango, visando precarizar ainda mais o emprego e a liberalizar mais os despedimentos. Fala-se em diminuir os custos associados à produção, e a pouca imaginação fixa-se apenas nos custos do trabalho.

Eu sei, todos sabemos, que a Europa está a entrar nesta onda, deixando de lado a grande conquista da segunda metade do século XX, o estado social. O capitalismo com preocupações sociais está a dar lugar ao capitalismo selvagem, que alguns preferem chamar de liberal.

É sintomático que se queira ser concorrencial com países com ideologias que se condenam e onde as pessoas não vêem respeitados os seus direitos. A receita para a competitividade é exactamente a da compressão dos direitos laborais e dos cortes nos salários.

O patronato europeu e os burocratas de Bruxelas parecem ignorar que na China já não se aceita os horários de trabalho desumanos e os baixos salários praticados, e as greves já começaram pelas maiores fábricas de produtos que consumimos aqui no Ocidente, como seja na Foxconn e na Honda.

As autoridades chinesas já se começaram a debruçar sobre a paz social, sobre a distribuição da riqueza, e sobre as desigualdades que começam a minar a estabilidade. As novas gerações já não estão dispostas a aguentar o que os seus pais aguentaram, e querem também partilhar da riqueza que produzem.

A Europa envelhece, e amolece, enquanto o Oriente acorda e aspira por maior justiça social e melhor partilha da riqueza. Quem diria!



««« - »»»
Época de Exames
Finally by *Culpeo-Fox

5 comentários:

  1. Uma vergonha este atque despudurado em nome do défice!!

    Será que ainda há quem vote em algum deles nas próximas eleições?...Ou em Cavaco?

    Noite serena.

    ResponderEliminar
  2. O Coelho de olhos em bico e o Sócrates a comer com os pauzinhos - viva o capitalismo amarelo!
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  3. Oi Guardião!!!
    E' assim que a desigualdade dos direitos individuais começam a minar.
    Beijinhos
    Ângela Guedes

    ResponderEliminar
  4. Políticos e patrões da Idade da Pedra e a encherem-se à nossa conta.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  5. Esta Europa dos "nobres valores" está definitivamente a desaprender. Coitada, lembrou-se de trocar o estado social pelo estado de miséria...

    ResponderEliminar