sábado, abril 10, 2010

POBRES CORRUPTOS...

O estudo conhecido esta semana sobre a corrupção em Portugal tem uma conclusão mais do que estranha: «500 euros é o valor médio nos casos de corrupção». Outra conclusão, também ela estranha, é de que a corrupção se restringe quase que em exclusivo às câmaras municipais e às forças de segurança, melhor dito, aos funcionários destas duas áreas.

A credibilidade deste estudo emparelha bem com uma afirmação que, no DN de sexta-feira, é veiculada e segundo a qual o «enriquecimento ilícito só (existe enquanto crime) no Botswana e na Colômbia». Esta conclusão é atribuída a uma catedrática de Coimbra, certamente conhecedora da matéria, que diz que a proposta da criação do crime de enriquecimento ilícito, em debate na AR, dificilmente passará no crivo do Tribunal Constitucional.

Poder-se-ia concluir, pelo que se conhece a este propósito, que só os pobres são corruptos, ou que os corruptos são, apesar de tudo, pobres. Seguindo o raciocínio da senhora catedrática, também fica mais do que esclarecido porque é que casos de corrupção de grande envergadura nunca acabam em condenação: é por causa da Constituição Portuguesa.

Ler a barbaridade que escrevi, depois de ler a notícia do DN, até a mim me dá arrepios, porque é demasiado mau para ser verdade.





««« - »»»
Pintura Diversa
136 by StudioUndertheMoon

135 by StudioUndertheMoon

««« - »»»
Caricaturas Diversas
Pele por Fernandes

Akira Kurosawa por Fernandes

5 comentários:

  1. Sou pobre mas desprezo os corruptos, que por coincidência só o são porque têm poder ou sabem bem como vender e comprar favores, muito para além dos 500 euros.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  2. Quando era novo entre os jovem tinhamos um dito, quem fala no barco quer embarcar, Estes politicos os primeiros e responsaveis por esta situação de corrupção no país falam falam mas não resolvem nada, pois quem entre quem tem telhado de vidroque atire a 1º pedra, ou atiram!.
    Bom fim de semana com saudações amigas

    ResponderEliminar
  3. Corrupção??? Aonde??? Nunca a vi...Devem ser boatos ou uma cabala a...
    Beijo e uma boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Guardião,

    Porque será que ao ler o teu post me lembrei da lei que "saiu" hoje!
    Aquelas das "penas".
    Será que já estão a preparar o caminho para que os que "forem dentro" se porem à fresca o mais depressa possível? Claro que estou a pensar também em corrupção... sei lá!
    Desculpa o discurso atamancado mas assim me sinto, e já me vai faltando a paciência.

    Um abraço

    ResponderEliminar