segunda-feira, abril 26, 2010

O DESAGRADO E A GREVE

O direito à greve está consagrado na Constituição, e é uma forma de demonstrar o desagrado e a discordância com situações que são consideradas más para os trabalhadores.

A greve é na sua essência uma desobediência civil enquadrada por um regime legal que lhe dá cobertura. Os funcionários em greve na prática recusam-se a obedecer às ordens dos respectivos empregadores durante o período de vigência constante no pré-aviso de greve.

Há sempre inconvenientes para terceiros durante uma greve, mas isso é inevitável pois o funcionamento dos serviços não pode ser normal com parte, ou mesmo a totalidade dos funcionários em greve.

Há quem não acredite na eficácia das greves e argumente apenas com os inconvenientes, mas a esses nunca ouvi nenhuma alternativa que possa fazer vingar as reivindicações justas dos trabalhadores. Se as há venham daí sugestões praticáveis, ou então para sempre se calem sobre este assunto.

««« - »»»
Foto - Florida


««« - »»»
Humor Russo

920

3 comentários:

  1. mas esses mesmos fazem greve quando toca ao sector deles e aí já acham que é um direito, ou pior ainda, reclamam, reclamam, reclamam na mesa do café e é assim sentadinhos que ficam à espera que os outros façam a greve que reividique os seus próprios direitos... aaahhh abençoados umbigos

    ResponderEliminar
  2. Eu sempre fiz greve quando me pareceu justo o motivo.

    Sempre me irritou quem critica quem faz greve e depois acaba por beneficar dos resultados dessa mesma luta.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Quem critica o direito à greve, ou nunca necessitou de a fazer para fazer cumprir e garantir aspirações legítimas, ou então pertence ao outro lado da barricada, aquele de onde vem sempre o mesmo argumento de que o tempo é mau para fazer greves.
    Na prática, quer se queira, quer não, existem duas classes, os exploradores e os explorados. Os primeiros nada precisam fazer a mais do que o que costumam fazer normalmente para garantirem a sua riqueza. Os segundos, tudo têm que fazer para garantirem os seus direitos e atenuarem a exploração de que são vítimas.

    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar