terça-feira, abril 06, 2010

MALANDROS...

O DN já conheceu dias de verdadeira isenção e de jornalismo sério. Não me apetece falar de política, pelo menos hoje, mas sim da utilização de títulos que induzem em erro os mais distraídos e muito, convenientes para alguns que ficam à espera de reacções induzidas por esses títulos.

O título que escolhi dizia “Museus encerram na Páscoa”, sendo que no corpo da notícia se descobre que afinal só estiveram encerrados no domingo de Páscoa.

Aquilo que podia ser uma notícia, é apenas um comentário do jornalista, que partindo de um título enganador suscita opiniões apressadas e incorrectas. Eu tive o cuidado de ler os comentários dos leitores à notícia em epígrafe, e pude constatar que os “malandros” são os funcionários dos museus, que “não querem trabalhar”.

Objectivamente o que se pretendeu foi acicatar o egoísmo de cada um, como se isso prejudicasse gravemente as famílias (nacionais) e os turistas, que maioritariamente eram espanhóis.

Tudo podia ser diferente se o senhor jornalista tivesse o cuidado de informar os leitores, de que os museus estão abertos em todos os outros domingos do ano, cinquenta e um, e que em Espanha os museus estão encerrados 3 dias por ocasião da Páscoa. Também posso acrescentar que a imprensa espanhola não noticia o fecho dos seus museus nesta quadra, apesar de terem muita atenção ao turismo, muito mais dinâmico, organizado e lucrativo que o nosso.



««« - »»»
Imagem a Condizer
Magical Birds V by FrodoK

««« - »»»
Humor a Propósito
Os Mentirosos por Florian Doru

O Malandro por Florian Doru

A Marioneta por Florian Doru

4 comentários:

  1. Os tugas querem sempre para os outros o que recusam para si. Egoísmo ou espeteza saloia são atributos abundantes.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  2. O jornalista foi extremamente rigoroso, afinal a Páscoa é só no Domingo...

    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar
  3. Foram bem escolhidas as imagens. Boa interpretação

    ResponderEliminar
  4. Meu Amigo
    Infelizmente isto acontece muitas vezes...não condiz a cara com a careta!! Eu costumo chamar-lhes notícias " a meia-haste"...
    As imagens a condizer...estão delirantes, como sempre!
    beijo
    Graça

    ResponderEliminar