terça-feira, fevereiro 16, 2010

TUTANKAMON

Tutankamon (1336-1327 AC)

Tutankamon, o ultimo rei da 18a dinastia, governou menos do que dez anos e morreu traumaticamente ainda adolescente, ainda assim ele permanece como um dos faraós mais famosos do Egito.

Isso graças aos incríveis tesouros encontrados em sua tumba, incluindo o sarcófago, a máscara funerária dourada e mais 5.000 em outros tipos de tesouros. A descoberta é também ligada a várias mortes inexplicadas entre aqueles associados a escavação, que muitos atribuem como uma maldição. Na verdade, Tutankamon fez muito durante o seu curto reinado para reparar os danos causados por seu pai Akhenaton, incluindo a restauração da antiga religião e levando a capital de volta para Memphis.

Texto retirado DAQUI




O Egipto prepara-se para anunciar, segundo a imprensa internacional, no próximo dia 17 de Fevereiro a filiação do faraó Tutankamon, que até hoje tem sido um mistério da arqueologia.

««« - »»»
Foto de Lisboa


««« - »»»
Humor Turístico
Vladimir Kazanevsky

7 comentários:

  1. Um dos momentos mais deslumbrantes da minha vida foi a visita que fiz à sala do museu do Cairo onde estão as magificentes jóias deste faraó.

    A mais divulgada é esta máscara sumptuosa e de uma arte espantosa.

    Mas as restantes peças são igualmente fabulosas.

    Obrigada por poder recordar.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Hoje venho para dar-lhe um abraço e dizer-lhe que, como fez Tutankamon no Egipto(pelos vistos apenas com 9 anos de idade), espero também que suja urgentemente em Portugal um exército de jovens que restitua a dignidade a este país tão despudoradamente desgovernado nestes últimos 30 anos.

    ResponderEliminar
  4. Era filho de Seti. Pelo menos foi assim que eu aprendi. O anúncio dos egípcios é mais um golpe publicitário para revitalizar o turismo.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  5. Cara Sílvia
    Há por aí uma grande confusão, é que esse era o Ramsés II.
    Aproveitar a Cultura para promover o Turismo até é bom, o problema é quando não se satisfazem as expectativas.
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Ouvi que anunciaram já que o denominado Faraó-Menino terá morrido de malária e de uma infecção generalizada nos ossos.

    ResponderEliminar
  7. Vi em Londres, noas anos 70, uma exposição desse Faraó. Adorei. Era jovem e as emoções triplicavam. Agora penso viajar até ao Egipto e voltarei a ver. Mas terei muito com que repartir as emoções e o primeiro amor é...

    ResponderEliminar