terça-feira, fevereiro 16, 2010

TUTANKAMON

Tutankamon (1336-1327 AC)

Tutankamon, o ultimo rei da 18a dinastia, governou menos do que dez anos e morreu traumaticamente ainda adolescente, ainda assim ele permanece como um dos faraós mais famosos do Egito.

Isso graças aos incríveis tesouros encontrados em sua tumba, incluindo o sarcófago, a máscara funerária dourada e mais 5.000 em outros tipos de tesouros. A descoberta é também ligada a várias mortes inexplicadas entre aqueles associados a escavação, que muitos atribuem como uma maldição. Na verdade, Tutankamon fez muito durante o seu curto reinado para reparar os danos causados por seu pai Akhenaton, incluindo a restauração da antiga religião e levando a capital de volta para Memphis.

Texto retirado DAQUI




O Egipto prepara-se para anunciar, segundo a imprensa internacional, no próximo dia 17 de Fevereiro a filiação do faraó Tutankamon, que até hoje tem sido um mistério da arqueologia.

««« - »»»
Foto de Lisboa


««« - »»»
Humor Turístico
Vladimir Kazanevsky

7 comentários:

São disse...

Um dos momentos mais deslumbrantes da minha vida foi a visita que fiz à sala do museu do Cairo onde estão as magificentes jóias deste faraó.

A mais divulgada é esta máscara sumptuosa e de uma arte espantosa.

Mas as restantes peças são igualmente fabulosas.

Obrigada por poder recordar.

Fique bem.

zé lérias (?) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zé lérias (?) disse...

Hoje venho para dar-lhe um abraço e dizer-lhe que, como fez Tutankamon no Egipto(pelos vistos apenas com 9 anos de idade), espero também que suja urgentemente em Portugal um exército de jovens que restitua a dignidade a este país tão despudoradamente desgovernado nestes últimos 30 anos.

Anónimo disse...

Era filho de Seti. Pelo menos foi assim que eu aprendi. O anúncio dos egípcios é mais um golpe publicitário para revitalizar o turismo.
Bjos da Sílvia

O Guardião disse...

Cara Sílvia
Há por aí uma grande confusão, é que esse era o Ramsés II.
Aproveitar a Cultura para promover o Turismo até é bom, o problema é quando não se satisfazem as expectativas.
Cumps

Ferreira-Pinto disse...

Ouvi que anunciaram já que o denominado Faraó-Menino terá morrido de malária e de uma infecção generalizada nos ossos.

Angela Ladeiro disse...

Vi em Londres, noas anos 70, uma exposição desse Faraó. Adorei. Era jovem e as emoções triplicavam. Agora penso viajar até ao Egipto e voltarei a ver. Mas terei muito com que repartir as emoções e o primeiro amor é...