sábado, fevereiro 27, 2010

OS CANDIDATOS

Neste momento temos pelo menos três candidatos mais que prováveis à próxima eleição para a Presidência da República. Há duas candidaturas assumidas e uma que é anunciada por gente próxima mas ainda não assumida por razões óbvias que se prendem com a função que ocupa presentemente.

Penso que ainda é possível que surja mais alguma candidatura, que pode baralhar ainda mais os eleitores, que mesmo só com estes três já têm muito em que pensar.

Cavaco tem a vantagem da tradição, que nos diz que um presidente que se recandidata tem quase garantida a reeleição, mas no seu caso tem como factores negativos o facto de a direita estar em minoria nesta ocasião, e de neste mandato a situação política e económica se ter deteriorado em demasia, sem que ele tenha tomado uma posição inequívoca e firme para inverter a situação.

Alegre estava até há pouco tempo numa situação muito favorável, que lhe garantia os votos de grande parte da esquerda e dos descontentes, contudo não soube ou não quis demarcar-se dos partidos políticos, nomeadamente do PS, ao não tomar uma posição clara sobre o pantanal de suspeições que atingem José Sócrates.

Nobre por seu lado teria a vantagem de não ser um candidato subordinado ao apoio partidário, mas poderá ter contra si o facto de não ter divulgado as suas ideias para o país de um modo claro e inequívoco.

Eu continuo à espera dos desenvolvimentos desta disputa, guardando para mais tarde uma eventual escolha, que naturalmente pode vir a ser também, o voto em branco.

Nota Importante: Neste post só analisei as candidaturas do regime, porque fora dele já existe uma candidatura de peso protagonizada por Sua Majestade D. Pata Negra sobre a qual me debruçarei numa próxima ocasião.



««« - »»»
Pinturas Africanas



««« - »»»
(Mau) Humor Guerreiro
Mohammad Akbari

Ali Sur

7 comentários:

  1. Bom! Não estou a perceber! Só falas dos candidatos do regime?!
    Um abraço candidato

    ResponderEliminar
  2. Caros Guardião e Pata Negra,

    Acho este texto muito equilibrado, desapaixonado, isento e imparcial. Transcrevi-o para o Do Miradouro, acrescentando uma nota em que realço a mudança de regime que o amigo Pata Negra irá estimular.

    Abraços para ambos os colegas bloguistas
    João

    ResponderEliminar
  3. Guardião

    D.Pata Negraé o candidato da mudança, o homem do povo que conhece o povo e que tem a palavra e a posição adequada. Não se compara com nenhum dos outros três. Porém se não houvesse o D.Pata Negra entre os outros três eu tenho preferência. Desta vez, e contrariamente ao que costuma ser a minha posição, vou ser explícita no meu apoio. Voto D.Pata Negra, o voto útil num candidato à Presidência num País endiviaddo, de desempregados e duma população em que mais de 40%apenas sobrevive.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ora assim, com a nota e o apoio dos dois conceitados comentadores que me precedem, a coisa está mais animada!
    Um abraço candidato

    ResponderEliminar
  5. Como desalinhado, que sempre fui, eu estava para me abster mas visto que há um candidato efectivamente de fora do sistema, estou quase decidido a votar nele, desde que não pretenda instituir a monarquia.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  6. Claro que a meu apoio vai Para Sua Majestade. Dos candidatos do regime, já sabemos que não virá nada de bom. Desse jogo a única coisa que me daria alguma alegria era a hipótese de correr com a cavacal figura e passar a ser o primeiro Presidente da República , a não ser reeleito.
    Já vi que não será possível, portanto vamos levar Sua Alteza D. Pata Negra para Belém !
    Isso sim, será uma Revolução.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não tive tempo para pensar em que candidato irei votar mas deixaste aqui uma sugestão de peso.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar