sexta-feira, agosto 07, 2009

O QUE É CONCORRÊNCIA?

Não é para admirar ouvir da boca do ministro das Finanças o reafirmar da confiança depositada na Autoridade da Concorrência (AdC) afinal também compete ao Ministério da Finanças manter a vigilância sobre o mercado, avaliar as posições predominantes e as distorções que um quase monopólio pode gerar.

Apesar da compreensão, não consigo concordar com a avaliação positiva dos preços no mercado de combustíveis, quando é óbvio que existe uma dualidade de critérios e actuação, um utilizado quando o crude aumenta outro quando ele baixa. A velocidade com que as alterações de preço se verificam são reproduzidas muito mais rapidamente quando a matéria-prima aumenta de custo, do que quando baixa, e isso não há fórmula nenhuma que o justifique.

Percebo que Teixeira dos Santos se coloque à margem dos preços dos combustíveis e que atire a responsabilidade para a AdC, ao mesmo tempo que reitera a sua confiança na competência técnica deste organismo, porque afinal os cofre do Estado também beneficiam de algum modo dos preços mais altos, porque é sobre eles que incide também a carga fiscal.

Teixeira dos Santos está satisfeito e fiquei com a sensação de que GALP, ou pelo menos o seu CEO, não está assim tão satisfeito porque já veio afirmar que os preços dos combustíveis vão aumentar, sendo óbvio que agora já não diz que os portugueses vão beneficiar ao nível do preço dos combustíveis devido à posição que a GALP tem nos poços do Brasil.

Estas coisas são mesmo assim! Os números e os lucros falam mais alto, e a memória é sempre uma grande chatice.

««« - »»»
Foto - Nenúfar
Sitibundo

««« - »»»
Caricaturas da Bola
Caricaturas Chanantes

Caricaturas Chanantes

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Há sempre razões para o aumento dos preços...
    Faz lembrar a história do bêbado que batia na mulher mas tinha sempre uma razão. Podia não saber qual era, mas ela saberia...
    Nós também sabemos ...

    ResponderEliminar
  4. Preços de custo mais altos = a mais impostos (finanças), maiores lucros mantendo a mesma margem (Galp).
    A economia pode ser analisada com simples aritmética, mas fica sempre bem aplicar uns termos mais sofisticados, uns algoritmos complexos para se dizer que a verdade só está ao alcance de sábios.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  5. O grande capital não brinca em serviço.

    Bom fim-de-semana, vizinho.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo, mais uma vez. Sobem rapidamente os combustíveis mas descê-los rapidamente quando o preço do crude desce é outra coisa. E descem os preços dos transportes? E descem os preços dos bens de consumo? Esquecimentos que não têm justificação e que sabem bem.

    Bem hajas!

    Um abraço

    ResponderEliminar