domingo, agosto 16, 2009

FREQUENTAR MUSEUS

Estava a ler o Expresso de sábado dei comigo a ler sobre museus e vigilantes, matéria que conheço bem e que tenho abordado ainda que levemente neste espaço.

Naturalmente que não se podem conceber museus sem público, pelo que importa saber que tipos de público frequentam os nossos museus. Começando por aqui temos a surpresa de constatar que nos locais mais visitados a maioria são estrangeiros, apesar de algum trabalho existente, direccionado ao público estudantil.

Há razões que motivam cada vez mais os portugueses a visitar os museus, que se prendem sobretudo com a influência dos filhos, ou com a visita de amigos ou familiares que são de outras paragens.

Sei que alguns se estarão a questionar se há portugueses que visitam com regularidade museus, palácios, monumentos e outro Património construído, e a resposta é afirmativa, mas muitíssimo limitada.

Quais as razões para este quase divórcio dos portugueses relativamente ao seu Património? Bem, podia dizer que quando há dinheiro, a escolha do local de passeio vai mais para a grande superfície, e em férias para o local mais exótico que as finanças permitem.

Quando se diz que ninguém come Cultura, a verdade está muitíssimo próxima, mas o espírito e a curiosidade pelas origens e pelo passado, que é a preocupação pelo futuro e o entendimento do presente também existem, por isso os museus existem e há quem vá preservando os vestígios do passado para que cada um possa perspectivar o futuro com maiores probabilidades, conhecendo-se melhor e entendendo o percurso dos que nos antecederam.



««« - »»»
Pintura ao Luar
Lake Steps by auvara

««« - »»»



««« - »»»
Caricaturas de Famosos



The Facelifter

4 comentários:

  1. Amigo, a festa hoje é no Sexta. Passe por lá e junte-se a nós.
    Um abraço e fico à espera.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez um texto muito pertinente. É verdade que a maioria dos visitantes dos museus são estrangeiros. Eu ainda pertenço àquele grupo, de que muito me orgulho, que visita museus e planeia visitas com companheiros que estão ávidos de saber sempre que estão " com os pezinhos" in loco e não à distância. Este ano tive oportunidade de visitar dois museus em pontos muito diferentes do país e encontrei vigilantes atentos e disponíveis dando as respostas ao que se lhes perguntava com muito agrado e até acrescentavam muito mais. Todos escutávamos com muita atenção, num silêncio impressionante, as lições soberbas que nos eram dadas como pão para a boca.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ainda estamos longe de dar a importância devida à Cultura eà nossa História. Temos muita vergonha por estarmos na cauda da Europa, quando já estivemos na mó de cima.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar