terça-feira, junho 23, 2009

TOMAR A ÁRVORE PELA FLORESTA

A Liberdade é a maior conquista da Democracia, e é impensável dizer-se que vivemos em Democracia limitando o direito à Liberdade individual e violando a privacidade dos cidadãos. Eu conheço todos os argumentos para limitar a Liberdade, eles são quase todos antigos, mesmo quando falamos das novas tecnologias, como a Internet.

Quando se pretende jogar a cartada mais forte, e que por vezes encontra algum eco perante alguma ingenuidade ou mesmo ignorância, atira-se com o argumento da segurança, fazendo crer que sem “medidas de excepção”, a segurança dos cidadãos pode ser posta em causa.

O espírito securitário de alguns indivíduos é fértil em imaginação, e a supressão dos procedimentos legais que começam por ser temporários acabam por se tornar prática comum, e os fins que justificaram os meios (mais do que discricionários) acabam por ser demasiado elásticos, adequando-se aos interesses de alguns.

Estou a pensar na Liberdade no ciberespaço, que continua a estar em perigo, e apetece-me comparar esta intenção de alguns iluminados, com a passividade com que os mesmos encaram o segredo bancário, o segredo profissional e outros segredos que tais, sempre que têm algo a esconder. São estes senhores que pretendem limitar a Liberdade no ciberespaço, querendo aceder a dados pessoais e a conteúdos que possam ser trocados por qualquer cidadão, sem prévia autorização de um juiz.



««« - »»»
Fotos Manipuladas
lookianoff

Gevorgyan

««« - »»»
Humor Esverdeado

6 comentários:

  1. Guardião!
    Oportuno este teu texto, aqui, no Brasil, estamos a lutar contra uma lei que está para ser votada pelos deputados, que simplesmente cria um banco de dados completo sobre todos os blogueiros e restringe a liberdade de expressão ao mínimo! Mais, diversos blogueiros estão sendo processados, por darem suas opiniões, e o pedido judicial não é direito de resposta, é indenização pecuniária em valores extratosféricos, o que é uma forma de censura, pois novos blogueiros certamente sentir-se-ão intimidados, ao expressarem, tãoi somente, suas opiniões!Resta-nos, gritar, "Blogueiros do mundo todo, uni-vos"!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Pois é amigo, invoca-se a democracia e a liberdade para eles fazerem o querem, e invoca-se a segurança para nos tirar a liberdade de protestar e denunciar.
    Gostei dos vasos. A planta tem nome?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Sem liberdade não há democracia, e para marchar contra a tirania estamos aqui.
    !
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  4. Em nome da segurança individual vai-se restringindo a liberdade e em breve estaremos todos num verdadeiro big brother.
    Todos os cuidados são poucos para guardar esse bem precioso que Abril conquistou.

    Bem-hajas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. A blogosfera só é livre porque ainda não arranjaram solução tecnológica para a calar. Veja-se o caso do Irão e o "mau serviço" que a net pode fazer aos regimes.
    Eles podem conseguir algum controlo mas a imaginação dos cibernautas será sempre mais astuta do que eles. De facto, a blogosfera é democrática demais para o gosto deles.
    Um abraço com direito a falar, pelo menos aqui

    ResponderEliminar
  6. Cada vez mais o mundo de Orwell está presente !!

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar