quarta-feira, abril 15, 2009

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Regra geral não sou admirador da existência de Dias Mundiais disto ou daquilo, pela simples razão de que para muitos eles existem apenas para apaziguar sentimentos de culpa pelo desinteresse que prevalece durante o resto do ano.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios existe, comemora-se no dia 18 de Abril, por iniciativa do International Council of Monuments and Sites (ICOMOS) desde 1982, e este ano o tema proposto foi “Património e Ciência”, que embora seja bastante genérico vai obrigar as entidades envolvidas a usarem a sua imaginação para programarem as actividades especiais com que pretendam interessar os seus públicos.

Sei que em muitos monumentos o programa não vai ser muito diferente do que existiu noutros anos, ficando-se por algumas visitas guiadas e as tradicionais entradas livres, o que não é muito atractivo.

Deixo aqui um desafio a quem eventualmente me leia para consultarem bem os programas que algumas entidades vão colocando na rede, como ESTE LINK, para não enfiarem nenhum barrete.

Mais Link's -AQUI, AQUI, e AQUI.



««« - »»»
Fotografias e Suavidade
Spring Wind by Hantenshi

RomAshkinA

««« - »»»
Humor Linguarudo

9 comentários:

  1. É exactamente isso meu Amigo: criaram-se os dias mundiais para "apaziguar sentimentos de culpa pelo desinteresse que prevalece durante o resto do ano."
    Lamentavelmente é assim e, por isso, vou aos museus, ao cinema, ao teatro, visito os mais velhos, brinco com as crianças ou ajudo o meu Irmão sempre que posso, em qualquer dia.

    Um abraço amigo,
    Maria Faia

    ResponderEliminar
  2. Concordo,os Dias Mundiais,deviam ser todos os dias.
    Gosto mais de visitar os museus fora desses dias,menos confusão e
    programas mais atractivos.

    Fotografias com muita Suavidade.

    Algumas pessoas deviam ter o mesmo tratamento como o do Humor Linguarudo.

    cumps

    ResponderEliminar
  3. Um dia no ano e é tudo o que o ministério tem para nos oferecer. É muito pouco.
    Lindas fotografias.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  4. Guardião

    O Património ainda deve ser um valor neste País que tanto o maltrata. Não sou pelos dias internacionais disto e daquilo mas por vezes os mesmos fazem falta para que lembremos e analisemos tantas realidades que são esquecidas e omitidas. Claro que muitos destes lembretes não se transformam em linhas de acção que transformem a realidade cujos constrangimentos se apontam, mas fala-se e esclarece-se. Sempre é melhor que nada.
    Fui consultar os links. Obrigada amigo por toda esta informação.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Também não sou pelos dias mundiais disto e daquilo, internacionais e quejandos. Tudo isso são problemas de má consciência que só não se resolvem porque os mandantes do mundo não querem. E era tão fácil acabar com a fome e com a guerra.

    Um abraço com amizade

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  6. Dias internacionais disto e mais aquilo! Que apaziguar de consciências, ó deuses!

    Seja como for, que ao menos cá em Portugal se cumpram os programas anunciados e que mais gente se lembre de que existem museus e sítios da cultura para visitar e dar a conhecer aos mais pequenos!

    Cumps.

    ResponderEliminar
  7. Antes que os monumentos caiam ou se transformem em hotéis de charme para uns quantos magnatas, deixa-me levar os putos a vê-los, porque podem não ter muitas mais oportunidades.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  8. Todos os dias são dias mas há uns mais dias que outros. Que todos os monumentos me visitem! É impressionante como, de tão orgulhosos que somos, não demos o devido olhar aos nossos monumentos, de como tão pouco cidadãos que somos não exijamos aos poder o respeito que nos é devido no respeito que merecem os nossos monumentos

    Um abraço monumental

    ResponderEliminar
  9. Adorei a fotografia e os cartoons.
    Amigo Guardião também não gosto dos dias mundiais.E o resto do ano? Como fica?
    Adorei a foto e os cartoons muito bons
    um abraço

    ResponderEliminar