sexta-feira, março 20, 2009

OS PROTESTOS

Depois de ter ouvido José Sócrates desvalorizar uma manifestação de 200 mil portugueses, que saíram à rua para mostrar o seu desagrado pelas políticas do Governo, ouvi outras vozes do mesmo partido a dizer que é preciso atenção ao pulsar da sociedade. Falo concretamente de Soares e de Alegre, que sabem bem que há razões para descontentamento e que não é assim tão fácil mobilizar tanta gente.

Claro que José Sócrates falou em manipulação, como se o descontentamento tivesse cor partidária, ou como se estivesse tudo bem e aquelas pessoas todas estivessem ali equivocadas. O protesto organizado é uma forma genuína de exercer os direitos em Democracia, e é assim que deve ser encarado.

Bem podia o senhor 1º ministro ver o que se passa em diversos outros países europeus, na Grécia, na Alemanha ou na França, para perceber que não é só por cá que há manifestações. Talvez também não seja disparate lembrar José Sócrates que em Portugal a repartição da riqueza é a pior da União Europeia, o que significa que as desigualdades são maiores, logo o impacto da crise é mais sentido.

Pode ser que alguns ainda pensem que as manifestações nada resolvem, mas do que podem ter a certeza é de que enquanto elas forem organizadas e ordeiras, tudo bem, mas quando acontecer o protesto fora de controlo, estaremos com um problema muito grande entre mãos.



««« - »»»
Fotos & Salpicos
Splash by Elin Iversen

Splash II by Kris

««« - »»»
Caricaturas
Thomas Antony

Thomas Antony

10 comentários:

ana p roque disse...

Quando o protesto ficar fora de control,
é splash,não será salpicos mas "copo entornado"

Vai acontecer,mais tarde ou mais cedo!

cumps

Zé Miguel Gomes disse...

Precisamos de um tsunami "mental".

Fica bem,
Miguel

Maria Faia disse...

Estimado Amigo,

O nariz do Bento XVI representa um preservativo?
Quem sabe assim ele deixava de alardear os disparates que foi dizer para África!
É caso para dizer: "Valha-nos Deus!".

Um abraço amigo e votos de feliz fim de semana,

Maria Faia

Meg disse...

Caro Guardião,

Protestos e Sócrates!?!?!?!
Haverá mais alguma coisa para dizer?

Há quanto tempo não ouvia o tema de Borsalino!

Um abraço

Anónimo disse...

Se "o caldo se entornar" e as coisas derem para o torto, o gajo bem pode pôr as barbas de molho, porque há muito boa gente que lhe quer fazer umas meiguices...
Lol

AnarKa

São disse...

E dizem eles que querem uma sociedade civil activa...
Bom fim de semana.

Isamar disse...

Uma manifestação com duzentos mil cidadãos a mostrar ordeiramente o seu descontentamento é um alerta para pensar muito bem no que se pode fazer para diminuir a sua insatisfação. É que se lhes salta a rolha...

Abraço fraterno, Guardião!

paginadora disse...

Amigo Guardião

Estou completamente de acordo. Este país está na "m...." há já demasiado tempo. O povo tem conseguido manter a calma mas um dia a tampa salta e ... vai tudo abaixo.
Ainda confio na inteligência dos portugueses no momento de irmos a votos.
De contrário isto vai acabar mal. Muito mal!!!
Um abraço

Papoila disse...

Querido Guardião:
O P.M. e as manifestações manipuladas... pelas "forças do mal"... apesar de ordeiras... se um dia o caldose entorna mesmo... ele que se cuide...
Beijos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Guardião

Não é possível conter as tensões sociais num País que está a empobrecer com o aumento do desemprego, a precariedade do trabalho, as baixas pensões e o aumento da insegurança.
Poderia acrescentar ainda mais mas penso que o que digo é já suficiente.

Abraço