quarta-feira, março 25, 2009

O PARLAMENTO E O PATRIMÓNIO

Como hoje os trabalhos parlamentares recomeçam na renovada Sala das Sessões após largos meses de obras, acho que é uma boa oportunidade para falar aqui do Património construído, que não parece sensibilizar muito os nossos parlamentares.

Talvez seja melhor começar pelo princípio, recordando que a ideia de renovação do hemiciclo começou há cerca de três anos, numa altura em que o calor apertava e todos suavam durante um debate do Estado da Nação. Como devem calcular nada me leva a discordar da renovação levada a efeito, tanto mais que se manteve a traça arquitectónica que seria um requisito para mim indispensável.

Os custos foram significativos, pois a remodelação custou 3.172.266 euros, o reforço sísmico 819 mil euros e o equipamento informático 500 mil euros. Também aqui nada a objectar, porque o espaço merece dignidade, o trabalho parece ter sido bem feito, e o Património foi valorizado e respeitado.

Devem estar a perguntar então porque é que eu trago a lume este caso particular da Assembleia da República, mas é bem simples de explicar: eu gostava, e acho que enquanto cidadão posso mesmo exigir, que os deputados da nação possam encarar o restante Património construído e classificado a cargo do Estado, do mesmo modo e com as mesmas preocupações manifestadas no exemplo vertente.

Não creio que esteja a querer algo demais, apenas exijo igual respeito por todo o Património.





««« - »»»
Pinturas
mother nature by goktas

««« - »»»
Humor Pouco Piedoso
Dave Granlund

Ali Dilem

10 comentários:

Portaria ILEGAL disse...

Projectos PIN e o País das maravilhas, escolha o novo Provedor de Justiça para Roubogal: Alves dos Reis, El Solitário, Paulo Submarino, entre outros, pode também sugerir um seu preferido tipo o Isaltimo Gamomais ou Lili recauchutada. Tudo o que queria saber acerca de como quem entra pobre na política sai milionário.
Tudo aqui: http://portaria-59.blogspot.com/
Saiu hoje ainda está fresquinho.

Papoila disse...

Subscrevo!
Os cartoons de Sua Santidade do melhor...
Beijos

ana p roque disse...

Lógico que todo o património nacional,
merece o mesmo tratamento de conservação.

Excelente pintura,os cartoons,como sempre,
engraçadissímos :-)

cumps

Anónimo disse...

As condições de trabalho dos deputados eram deploráveis, coitados deles, eram os portugueses que trabalhavam em piores condições...
O edifício merece ser bem conservado, para que ninguém se esqueça que ali vegetam muitos inúteis a quem nós pagamos regiamente.
Lol

AnarKa

elvira carvalho disse...

Passei só para deixar um abraço, já que o tempo e disposição não me permitem mais.

Pata Negra disse...

Eles só renovaram o parlamento porque o entendem como um hotel! O único património que resistirá à insensibilidade desta corja será aquele que tiver hipótese de ser reconvertido em hotel para suas excelências gozarem dos seus rendimentos!
Façam os debates na escadaria!
Um abraço não-turista

Meg disse...

Caro Guardião,

E não é que estás a pedir muito!
Tu sabes e nós sabemos o que "eles" pensam do Património.
Resta-nos que se cumpra o ditado... pedra mole em pedra dura...

Um abraço

Isamar disse...

E eu subscrevo na íntegra aquilo que acabei de ler. Que todo o património seja tratado com dignidade.

Um abraço

Bem-hajas!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Guardião

Parece que agora os moteis vão ser elevados a património e neste novo conceito cabe a dignidade das obras que mencionaste.
Claro que eu gostaria de ter outro património respeitado e preservado mas para isso tem que haver uma revolução.

Não estaremos perto?


Abraço

LopesCa disse...

O cartoon do papa retrógrado está espectacular