sábado, janeiro 03, 2009

FARTURA INEXPLICÁVEL

Como o orçamento para a Cultura em 2009 vai ser ainda menor do que em 2008, toca a anunciar um investimento de 31,5 milhões de euros num só museu, como se isso pudesse ofuscar a penúria que grassa na área do Património.

Com inauguração prevista para 2010, o novo Museu dos Coches, até podia ser uma notícia relevante e uma grande alegria para todos os que se preocupam com o Património, mas perante o panorama geral que está bem espelhado nos números indicados no OE de 2009, é apenas um caso que destoando da generalidade nos deixa muitas questões para as quais não temos respostas.

Qual é a pressa neste projecto, tantas vezes adiado, precisamente numa altura de crise económica? O Ministério da Cultura e os institutos responsáveis pelo Património não têm muitos outros locais onde é imperioso investir, que não vão receber verbas condizentes com as necessidades mais prementes?

Há interrogações sem resposta, falta de dinheiro para acudir a necessidades ligadas à manutenção de museus, palácios e monumentos, e Pinto Ribeiro não tem nada a dizer aos portugueses. Prometeu fazer mais com menos dinheiro, mas quando se fala de Património, primeiro atende-se à conservação e só depois se parte para novas e melhores instalações e outros novos projectos.



««« - »»»
Fotos - Instrumentos
Love music by rockermidge

The movement of time by Virgil-et-Virtus

««« - »»»
Humor Repescado
Son salvador

Quinho

8 comentários:

  1. Caro Guardião,
    É a velha incoerência entre as várias decisões que, só por milagre, correspondem às condições da situação. Os políticos deviam preparar cada decisão seguindo um método semelhante ao preconizado no post de 4 de Dezembro intitulado «Pensar antes de decidir».
    Com tanta ausência de critério racional, os nossos escassos recursos são esbanjados estupidamente, aumentando a miséria nacional.
    Um abraço
    João

    ResponderEliminar
  2. Querido Amigo, estou plenamente de acordo contigo... Infelismente este vai ser um Ano de penúria... Um grande abraço de carinho,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  3. Pode faltar dinheiro em muitas coisas, mas na crise fazer obras de regime para encher o olho do cidadão é normal.

    ResponderEliminar
  4. Depois de uns dias de ausência, (desta vez foi o pc que foi para o hospital) estou de regresso.
    Agradeço-lhe e retribuo os votos de bom 2009.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Caro Guardião,
    A do Património é de há muito uma guerra que parece perdida. Será que é enteado deste govarno também?
    Acho que sim... que não há nada a fazer!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Depois de uns dias de ausência, (desta vez foi o pc que foi para o hospital) estou de regresso.
    Agradeço-lhe e retribuo os votos de bom 2009.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. O coveiro, perdão, o ministro está lá a cumprir instruções do patrão, perdão, do chefe do executivo. A ordem é desmantelar, pelo menos é isso que transparece, tanta é a asneira praticada.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  8. Nunca ouviste falar em "desviar atenção"?
    ah pois

    ResponderEliminar