quinta-feira, novembro 06, 2008

O MUNDO A SEUS PÉS

Eu sei que este título é demasiado forte, não só porque a política dos EUA terá sempre quem a conteste, mas sobretudo pelo muito que se espera do futuro presidente americano.

As expectativas são grandes, os problemas são muitos e não podemos estar à espera de milagres. Esta eleição de Obama teve já o mérito de incutir a esperança no que diz respeito a mudanças em diversos campos, baseadas em promessas feitas pelo então candidato.

Já ouvi dizer que as promessas não passam disso mesmo, mas os eleitores lá estarão para ajuizar. É difícil fazer pior do que Bush, disso estou plenamente convencido.

O discurso das mudanças económicas, onde Obama ganhou com larga vantagem, terá que ter alguma aplicação real porque as condições também o exigem, ainda que o caminho tenha que ser longo. No campo da política externa, onde teoricamente estaria em desvantagem relativamente ao outro candidato, também podemos constatar, pelas reacções já conhecidas de várias partes do globo, que os mais diferentes governos felicitaram o candidato e esperam que o novo presidente venha promover boas e estáveis relações diplomáticas e comerciais.

O essencial é que são muitos os que acreditaram que a mudança é possível, e que o mundo e os EUA podem ser mais bem governados. Vai ser uma tarefa imensa, muitas vezes difícil e lenta, mas se Obama conseguir caminhar na direcção do que prometeu, o mundo também ganhará com isso.



««« - »»»
Visões Fotográficas
Angel

Anatoly Yeremyeyev

««« - »»»
Humor Eleitoral
Daryl Cagle

Alinhar ao centroTab (Thomas Boldt)

9 comentários:

  1. Fez-se história, como se costuma dizer, mas é preciso ser-se realista e não esperar que aconteçam milagres. Bem observado.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  2. Guardião
    O meu post de hoje também é sobre Barack Obama.
    Pela influência que terá, não só nos USA como em todo o mundo, nunca será demais reflectir sobre os interesses, os perigos e as expectativas que estão subjacentes à sua eleição.
    Creio que nem próprio saberá o que vai ser.
    Adorei os cartoons com destaque para o I have a dream.
    Eu também tenho o sonho de ver um mundo menos injusto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. mesmo a direita mostra-se para já rendida com o senhor Obama, o que será agora de ver é o que fará com a pequena ou quase nula margem de manobra deixada por Bush.

    ResponderEliminar
  4. O cartoon do dinossauro está fabuloso, em termos de espirito crítico e da simplicidade expressiva do traço .

    ResponderEliminar
  5. Não sei se o Obama terá pedalada para metade das promessas que fez, mas cá estaremos para comentar, depois. As visões fotográficas é que tiveram o condão de me alegrar a vista.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  6. Obama é um assunto que já escalpelizei abundantemente e como sei que tem a amabilidade de me ler, já sabe o que penso ... não terá condições para levar tudo a que se propôs avante!

    ResponderEliminar
  7. Caro Guardião
    Fez-se enfim realidade o sonho de Luther King. A empresa é colossal e o mundo não voltará a ser o que era. Mãos à obra. Todos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Bom fim de semana
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  9. Bom fim de semana
    Saudações amigas

    ResponderEliminar