sexta-feira, outubro 31, 2008

A GUERRA DOS MUNDOS

Fez ontem 70 anos a famosa emissão de rádio que aterrorizou os Estados Unidos. Orson Welles e alguns actores e técnicos fizeram nesse dia a adaptação radiofónica do romance de H. G. Wells «A Guerra dos Mundos», que foi tão convincente que muitos pensaram que era uma reportagem em directo de uma invasão de marcianos.

H. G. Wells foi um escritor de “romances científicos”, como gostava de chamar-lhes, e alguns deles tiveram grande sucesso tendo mesmo sido adaptados ao cinema, como «A Ilha do Dr. Moreau», «O Homem Invisível» e «A Guerra dos Mundos». Hoje pode dizer-se que foi um dos primeiros autores de clássicos da literatura de ficção científica.

Orson Welles, por sua vez, veio a ser um reconhecido actor, director e produtor de cinema, onde se estreou na longa-metragem de 1941, «Citizen Kane». Conheceu também um revés com «A Dama de Shangai», mas viria ainda a realizar e a actuar outros filmes que ficaram na memória de quem gosta de cinema.

Será que hoje seria possível gerar tanto pânico com uma encenação radiofónica ou televisiva deste tipo? Creio que sim!





««« - »»»
Arte Digital
End War Desktop by rayizard

««« - »»»
O Humor do Goraz

4 comentários:

  1. Nenhum ET estará interessado neste calhau onde os nativos se comem uns aos outros mostrando o grau de selvajaria em que ainda se encontram.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  2. Excelente recordação, fascinante esse momento, para mim de génio.

    ResponderEliminar
  3. Depois da cirurgia, estou regressando aos poucos.
    A primeira vezque ouvi a reprodução desse programa (e já tinham passado uns anos) também fiquei assustada.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Não tenho muitas dúvidas de que se alguma estação de tv fizesse algo parecido as pessoas acreditariam! Basta ver a manipulação que eles fazem de algumas reportagens supostamente "em directo"!
    Foi bom recordar Welles.

    Um abraço
    Esperança

    ResponderEliminar