quarta-feira, outubro 29, 2008

CURTINHAS

Capitalismo – Talvez seja apenas uma curiosidade, quem sabe, mas a confiança dos consumidores americanos atingiu níveis impensáveis no país das grandes oportunidades, designação sobejamente conhecida e divulgada até à exaustão. O problema, ao que sabemos, não se situa apenas na queda dos mercados bolsistas, mas estende-se às preocupações com os fundos de pensões, ao desemprego que alastra a olhos vistos, e às execuções das hipotecas das casas que já atingem centenas de milhares de americanos. Os 38 pontos confirmados da confiança dos americanos em vez dos 52 estimados pelos analistas deixaram a nu a opinião dos cidadãos sobre um sistema económico que deixa desprotegidos precisamente os mais desfavorecidos, quando eles mais precisam. Talvez isso explique melhor o fenómeno Obama do que todas as análises políticas que tenho lido.



R.J. Matson

Museus e Palácios – Foi hoje anunciado que mais de 30.000 imagens das colecções dos museus e palácios nacionais estão já disponíveis para acesso público gratuito on-line, no sítio www.matrixpix.imc-ip.pt , criado pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC). Hoje mesmo tomei conhecimento através de amigos que se interessam como eu pelo Património duma Proposta de Lei sobre o Regime geral de bens do domínio público, em consulta pública no Portal do Governo, que numa primeira leitura poderá permitir que privados possam gerir edifícios classificados em condições que me parecem perigosas. Se uma notícia merece aplauso a outra acarreta preocupações que irei analisar antes de tomar posição.



музее...

11 comentários:

  1. Sinónimos de capitalismo: américa, belmiro, ps, estamos f, miséria, porcos...
    Um abraço bem escrito

    ResponderEliminar
  2. Viva Guardião
    Pois tou de volta! ;-)

    Li isso hoje e tb fiquei apreensiva por um lado, mas por outro, pensei que talvez seja a maneira de resolver o abandono e degradação em que se encontram mts desses espaços que estão fechados aos anos...penso eu de que mas o 'nosso' Palaciano é que sabe disso a sério

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Bem em relação ao Obama, penso que daí a explicação ao fenómeno como bem escreves.
    A outra notícia também a vi hoje e fiquei preocupado... Vai começar mais uma lapidação do Património do Estado. Lutemos contra isto... Vejamos o que vão fazer com a Fortaleza de Juromenha... Está tudo explicado...
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. O "chapéu" que vai cobrir as privatizações está aí, e os montes da lua vão proliferar. Talvez assim se entenda a dotação do OE para o Ministério da Cultura.
    Onde raio vais buscar imagens sempre tão a propósito?
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que 80.000 pessoas a ficarem sem casa em Setembro, mais 265.000 notificações feitas pela banca sobre o accionamento das hipotecas explicam mesmo muita coisa!
    E talvez alguma condescendência com um candidato que é mais sorrisos e promessas que outra coisa.

    ResponderEliminar
  6. Há 6 meses em casa, longe do trabalho, o que sinto é que as horas "voam" porque dedico-me a fazer coisas que gosto!!!

    Vou regressar ao trabalho na próxima semana e aí...
    vou-me lembrar e muito deste tempo, pois acredito que direi de mim para mim muitas vezes:
    "E as Horas Nunca Mais Passam"...

    Beijinhos.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  7. o país do capitalismo anda com maus ventos...

    Divulgação da obras, muito bem.

    Privados a fazer o serviço do estado, dispensando-se pessoas para dar espaço a outros, muito mau.

    ResponderEliminar
  8. Guardião

    Obrigada pela visita que fez ao meu somadeletras.
    Entre as coisas bem escritas que coloca, gosto também das imagens que junta aos posts.

    Ainda hoje se viu na tv o resultado da crise na América: despejos, ruas inteiras "à venda".
    Quanto à segunda informação: pode ser muito perigosa a gestão desses espaços por privados, depende dos moldes em que isso for decretado.

    Um abraço
    Esperança

    ResponderEliminar
  9. De visita numa rapidinha...
    Tudo bem José?
    Só vim dizer olá e com mais calma voltarei...isto de mudanças e contratempos tem que se lhe diga.
    Tenho navegado sempre em rapidinhas...eheheh

    Beijão grande

    Laurentina

    ResponderEliminar
  10. Guardião
    O que se passa nos USA deverá servir para pensar aqueles que acreditam e defendem o neoliberalismo nu e cru e a redução do papel do Estado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Passei para te deixar um abraço e ler os teus sempre bons posts. O capitalismo está doente mas espero que não contagie museus e outros centros culturais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar