sexta-feira, outubro 10, 2008

CURIOSIDADES CAPITALISTAS

Islândia – Com a moeda nacional a desvalorizar-se grandemente e com as instituições financeiras à beira do colapso, este paraíso financeiro viu-se obrigado a recorrer à Rússia de Putin e Medvedev, em busca de um avultado empréstimo. Como um mal nunca vem só, um internauta resolveu “dar uma ajudinha” e colocou a Islândia à venda no eBay por um preço inicial de 99 pence. Até há poucas horas já tinha recebido quase uma centena de lances, estando o lance mais alto do leilão em 12,6 milhões de euros. O autor da oferta adverte que a Gronelândia e Björk não estão incluídos no lote.

Banca – Primeiro, os bancos centrais emprestaram dinheiro aos bancos que se recusavam a ceder créditos uns aos outros. Depois os governos compraram os “créditos tóxicos” para aliviar os balanços dos bancos. Mas não foi suficiente. Agora todos (?) se viram para á última das soluções: a nacionalização. A anunciada morte do capitalismo pode ser prematura, mas lá que o paciente está em estado de coma, isso é mais do que evidente.

Galp – O presidente da Galp aposta na continuação da queda do crude, mas os portugueses já perceberam que ele não aposta com a mesma convicção na descida dos combustíveis que a Galp produz, e muito menos no valor do gás de botija que teima em não descer, ninguém percebe porquê. Não admira que também aposte convictamente nos projectos de investimento. Pudera, nós continuamos a financiá-los, com o beneplácito do governo (accionista) e do regulador, que apesar da transparência das contas da Galp e da formulação de preços, só se pronuncia lá para a Primavera de 2009. Porreiro, pá!



««« - »»»
Fotos Floridas
Autumn Delights by *UKTara

Orange Power by *allym007

««« - »»»
Humor


12 comentários:

  1. não queria dizer antes desgraças capitalistas ?

    ResponderEliminar
  2. Engraçadas estas coisas das Finanças. O Governo não tem dinheiro para aumentar os trabalhadores, mais do que uns miseros euritos. E depois teem dinheiro para financiar os bancos em centenas de milhares de milhões.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Olá querido Amigo, um relato completo do que se tem passado, os meus parabéns pela postagem!... Um bom fim de semana... Deixo-te muitos beijinhos de carinho,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Nem sequer podemos dizer "paz à sua alma" porque nunca a teve. Foram em vão todas as acções para abater o capitalismo, ei-lo morrendo naturalmente de cancro fulminante. Como todas as mortes, não merece festejos!
    Lá se foram: a época das privatizações a torto e a direito, a reforma em seguros, a terceira via, o exemplo americano, os exemplos a seguir. Valham-nos os médicos cubanos, as panelas de pé-de-meia, as nabiças no quintal e um eterno Sócrates para atirarmos as nossas raivas.
    Parece que o tipo continua a ser o preferido dos portugueses: resolveu a crise que criou com a crise que veio de fora. Também o governo há-de cair de podre.
    Um abraço teso mas honrado

    ResponderEliminar
  6. Uma boa voltinha pelas misérias que o capitalismo foi criando e que agora vai colhendo. A malta vai penar muito se não abrir a pestana e correr com esta cáfila que esteve a enriquecer à nossa pala, e agora ainda se banqueteia com o que resta sem vergonha e com ar de virgens que nunca viram macho à sua frente.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  7. E assim,em coma,vamos continuando nem sei bem para onde. Que não há dinheiro, que se vai recorrer à nacionalização dos bancos mais pequenos, que estamos à beira da ruptura financeira, ainda haverá quem acredite que o mundo se endireite financeiramente sem males maiores. Sem querer ser profeta da desgraça, eu cá continuo com o meu cepticismo e só me lembro da grande crise de 1929 e da primeira metade do século XX. Não que a tenha presenciado mas pelo que tenho lido.

    Beijinhos e bfs

    ResponderEliminar
  8. A galp sobe o crude, logo de imeiato sobe os combustiveis, baixa o crude,quando descida é lenta muito lenta. que raio de situação é esta.
    Gostei muito destes cartoons
    Bom dia bom fim de semana
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  9. Valha-nos o bom humor das imagens, porque nas palavras o humor é gótico muito negro.

    Um bom fim de semana
    António

    ResponderEliminar
  10. A da Islândia está boa! Vou já licitar essa ilha do Atlântico Norte! Quanto à Galp são os preços dos combustíveis que temos e quanto aos bancos, o capitalismo está claramente a definhar, e já não há injecção que valha! Muito boas observações!

    ResponderEliminar
  11. Passei para te desejar um bom domingo e deixar um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Olá meu querido Amigo, desejo-te uma boa semana e deixo-te muitos beijinhos de carinho,
    Fernandinha

    ResponderEliminar