segunda-feira, setembro 08, 2008

ECONOMIA, A PORCA


À chegada, e como não podia deixar de ser, fui consultar as notícias que tinha armazenadas na máquina central, coisa que não fiz nas férias por razões de higiene mental.

Os meus olhos caíram sobre dois títulos bem diferentes, «Finantial Times chama porco a Portugal» e «Comissão denuncia descarga poluente impressionante na Ribeira dos Milagres». O único traço comum entre elas será o “factor suíno”, embora em matérias bem distintas.

Num primeiro olhar apeteceu-me desancar nos britânicos do Finantial Times, aconselhando-os a olhar para o seu recanto insular em vez de virem enxovalhar um país inteiro com frases como “pigs in muck”, o que é um verdadeiro insulto. Depois de uma nova leitura ao texto original do jornal britânico, mudei de opinião, e constatei que o acrónimo PIGS é dirigido a quem nos governou, e mal, nos últimos anos desperdiçando as ajudas decorrentes da adesão à Zona Euro, sem conseguir tirar a nossa economia do atraso em que se encontrava.

Os nossos governantes, gestores e economistas levaram um murro no estômago, dado por um jornal que veneram e citam com muita frequência, e os outros portugueses nem prestaram atenção ao artigo, porque não se sentiram atingidos por este insulto, sentindo-se antes vítimas de tanta incompetência e incapacidade das elites que gerem a economia deste país.

A incapacidade e incompetência são as razões de mais este atentado ambiental que se verificou mais uma vez na Ribeira dos Milagres, onde a fiscalização ambiental e policial não se mostra capaz de resolver estes crimes, que mais uma vez saem impunes, apesar da regularidade e persistência com que acontecem.

Que raio, chego de férias e pego logo em notícias que fedem!...

««« - »»»
Desenhos Coloridos
Life-Taking-Image by *Life-takers-crayons

Gonna Wash That Man...... by *Life-takers-crayons

««« - »»»
Humor Ambiental
Pawel Kuczynski
Casso

11 comentários:

  1. resumindo ficastes ficastes com vontade de ir outra vez de férias, junta-te a mim que também ando farto desta normalidade.

    ResponderEliminar
  2. Em resumo, vivemos numa república de leitões! Mal vai a pocilga que é gerida pelos porcos! Temos de mudar de criação!
    "Estou muito preocupado!", como dizia o Sampaio. Será que um dia chegarei a Presidente dos Leittões?!.
    Um abraço da pocilga

    ResponderEliminar
  3. ate deu para postar quase um pedro abrunhosa..lol

    ResponderEliminar
  4. Fazes falta na blogosfera, amigo. Sê bem vindo! Não me sinto directamente atingida por essa notícia mas, como portuguesa, um arrepio percorre-me o corpo. Não é de bom tom insultar os vizinhos e, muito menos,os amigos mas, às vezes, faz falta o tal murro no estômago.
    Fico com vontade de partir.Vou esperar!

    Beijinhos

    Agradeço a tua visita. O Alfazema também te espera com um novo post a partir de hoje.

    ResponderEliminar
  5. Ou seja depois das notícias fica com vontade de ir de novo de férias.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. aiiiiiaiiiiii(suspiro) Se fossem ´só estas duas noticias a cheirar mal, estávamos nós bem ..... ;-)

    ResponderEliminar
  7. há notícias que fedem sempre, memso em tmepo de férias.

    ResponderEliminar
  8. Gostei de ler sobre o factor suíno que nos pretende atirar para o chiqueiro. Felizmente há quem resista e lute por um Portugal melhor.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  9. Guardião!
    Melhor voltar às férias...
    Abraços!

    ResponderEliminar
  10. Pois... De férias ou não, este país vai fedendo... Mas estou optimista que isto mudará um dia... (talvez daqui a umas centenas de anos).

    Fica bem,
    Miguel

    ResponderEliminar
  11. É, os porcos são no fundo todos iguais, só que uns são mais iguais que outros, neste caso os Brits em relação aos portugas.

    Um país em que se ensinam crianças a serem espiões não tem o direito, sequer, de botar faladura! O Guardião, que acho que leu o que publiquei hádias sobre o assunto saberá do que falo.

    Cumps. e, com sua licença,
    BAR-DA-MER-DA para os enfatuados da Grande Ilha, que já fedem.
    E ando eu a divulgar-lhes a língua...

    ResponderEliminar