terça-feira, julho 29, 2008

EXEMPLO DE POUPANÇA

Segundo o DN de ontem, terça-feira 29/7, «os encargos com a remuneração das administrações das empresas públicas subiram 30%». É claro que o senhor ministro das Finanças mandou uma fonte oficial dizer que os dados não são comparáveis, porque os referentes a 2007 têm um âmbito mais alargado, pois não revelam apenas a remuneração base, mas também outras regalias e compensações e encargos com benefícios fiscais, o que não acontecia com o anterior relatório.

Ficámos a saber que este relatório apresenta mais dados, mas também que agora as empresas do Estado têm agora mais administradores que no ano passado, embora sejam não executivos e com salários menos altos.

Não sei onde está a verdade destes números, porque me dizem que não são comparáveis os relatórios, mas tenho a certeza de que são cada vez mais os bafejados com cargos nas empresas do Estado, como confirmou a fonte oficial do Ministério das Finanças, o que me faz pensar que as poupanças se fazem afinal não são feitas nestes cargos bem remunerados. Também não sei se os tais administradores ganham muito, porque para alguém como o Victor Constâncio talvez até recebam pouco, mas para mim eles são pagos a preço de ouro, tudo depende do ponto de vista.

Será por causa de exemplos destes que Portugal tem a maior assimetria salarial da União Europeia? Será que esta é a justiça social que os nossos governantes tanto apregoam? Eu sei lá, só vou lendo o que se escreve por aí e que eles não desmentem na globalidade, limitando-se a dizer que não são dados comparáveis, pelo que suponho serem verdadeiros. Irrita-me, mas eu até nem gostava deles (os governantes), mesmo antes de conhecer estes números.



««« - »»»
Fotografia de Autor
Mabry Mill III by *meross

LA RUEDA by *meross

««« - »»»
Humor e Cidades
Amorim
Sidnei Marques
Valentin Druzhinin
624

11 comentários:

  1. A redução do defice público à conta da redução da despesa pública, só se fica pelo sacrifício do zé povinho. Mexer nos bolsos e regalias dos que andam lá por cima é para esquecer .

    ResponderEliminar
  2. Quanto mais gastarem e pior gerirem as empresas públicas, melhor! Depois têm argumentos para as privatizarem/comprarem e ganharem ainda mais.
    Duma coisa não se livram: esta crise é o resultado de anos e anos de sistemas sobre sistemas destes.
    Talvez esta crise venha por bem, isto, se não servir para se desculparem com a globalização que tanto apregoam como inevitável!
    Estamos socridos

    ResponderEliminar
  3. Eles lá se vão amanhando, acumulando umas pensões, encaixando família e amigos, mas sempre com a boca cheia de recomendações contra os aumentos de salários dos outros e pedidos de mais sacrifícios. Tudo "gentinha do melhor"!
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  4. é uma vergonha!!

    a media salarial portuguesa esta em cerca de 700€... todavia esta média só esta assim por causa das fortunas que pagama esses tipos.. salarios elevados, carro, motorista, cartão de credito, premios produtividade...

    enoja-me falar sobre esses tipos...

    cump's

    ResponderEliminar
  5. Este país é uma vergonha. Os grandes ganham demais, os pequenos muito menos do que merecem, mas como tudo funciona na base das estatísticas, vão-se disfarçando as realidades.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  6. Guardião
    Querido amigo, mais uma vez estamos em sintonia. Também escrevi sobre este assunto embora noutra vertente de análise.
    Guardião, um indicador de riqueza está no rendimento anual se situar acima dos cem mil euros. E há mais de quarenta mil portugueses nessa situação entre eles os gestores públicos.
    Adorei os cartoons.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Diga-se que um remuneração bruta de 500 000 euros para o gestor da caixa Geral de Depósitos é no mínimo pornográfico.

    ResponderEliminar
  8. Regresso aos poucos. Ainda não para ler os vossos postos, apenas para deixar um abraço e um obrigada
    pelo vosso carinho

    ResponderEliminar
  9. um abraco de ferias :-)

    Maria

    ResponderEliminar
  10. Fiquei também bem zangada com os salários chorudos dos administradores apesar das empresas que gerem estarem em derrapagem...
    Belas fotos e excelentes cartoons.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Gosto dos cartoons, do sentido de humor, das fotografias e dos textos.

    ResponderEliminar