quarta-feira, junho 11, 2008

OS LEGALISTAS

Com os bloqueios das empresas de camionagem, especialmente as de pequena dimensão, começam a escassear os combustíveis e alguns produtos alimentares. Era previsível que os preços exorbitantes dos combustíveis iriam desencadear ondas de descontentamento difíceis de prever.

Se os governos ainda não perceberam que a economia e os salários não conseguem acomodar esta subida súbita, e que o mais sensato era ter baixado o imposto sobre os produtos petrolíferos sem deixar de perder as receitas previstas no início do ano, é porque andam muito distraídos e não têm a noção do impacto que os combustíveis têm na vida dos cidadãos.

É arrepiante ouvir alguns dos comentadores de rádios e de televisões virem falar de legalismos quando se referem aos boicotes dos camionistas, parecendo ignorar que o fenómeno não se restringe a Portugal, quando é claro que o mesmo se passa em Espanha e França, só para falar dos que nos estão mais próximos.

As medidas não foram tomadas quando o problema se desenhou, agora os acordos propostos já não são para todos, mas sim para satisfazer grandes operadores e grupos económicos, mantendo o ferrete sobre os que têm menor peso e poder reivindicativo.

««« - »»»
Pinturas

Sinfonia by mapeces


Summer porch by *candidaartstudio

««« - »»»
Humor Variado

Brian Fairrington

Monte Wolverton

Pat Bagley
Post 599 desde 19/06/2005

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Vistas curtas, meu amigo. E o problema agiganta-se.Todas as actividades giram em torno desta.
    Participo, a partir de ontem, num blog colectivo.Passa por lá. Deixo-te o link mas encontras o selo no template do meu blog.
    http://adlibitum2008.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Mas em Portugal alguma vez se pensa a longo prazo?!
    Boa noite.

    ResponderEliminar
  5. Nenhuma manisfestação antes do 25 de Abril era legal. Agora são-no, algumas, desde que não incomodem muito. 200 mil pessoas a desfilar pela avenida da Liberdade abaixo e o governo responde-lhes com flores:
    são muito queridos mas nós é que sabemos.
    Não! A crise do petróleo é uma invenção vossa! O petróleo é barato! É a vossa maneira de governar que o faz caro! Compreendo que seja difícil desaparecer, dum instante para o outro, com um imposto que se esticou até ao intolerável. Para amenizar a coisa só há uma solução: a nacionalização total e imediata de todas as gasolineiras! a gestão das gasolineiras por gestores isentos! Os lucros das gasolineiras para o povo!
    Os serviços e os produtos essenciais devem estar sobre o controlo do Estado! O governo não tem o direito de lavar as mãos! O governo asfixiou o país, o capitalismo sem controlo está a sufocá-lo!
    Um abraço contra as avestruzes que enfiam a cabeça na conjuntura

    ResponderEliminar
  6. Caros leitores
    Foram eliminados dois comentários, não porque tivessem algo a ver com o post de hoje, mas apenas porque eram fraudes das que infelizmente cada vez mais atacam as caixas de comentários.
    Cumps
    José Lopes

    ResponderEliminar
  7. Amigo Guardião
    Eu penso que toda esta situação ainda agora está a começar. Daqui a mais uns meses (poucos) teremos outros sectores da nossa sociedade a endurecer os protestos. E como evitá-lo, se a crise está como está? Se os portugueses têm cada vez mais dificuldade em aguentar o barco e em alimentar os seus filhos e pagar as suas contas? Isto para aqueles que ainda felizmente conservam o seu emprego. A situação está a ficar tensa e não se vislumbra da parte dos (des)governantes nenhuma vontade de a melhorar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Só para avisar que estou de volta :)

    ResponderEliminar