sexta-feira, junho 27, 2008

CHORAI MEU POVO

Ao ler o DN de sexta-feira deparei com duas notícias capazes de fazer chorar as pedras da calçada. A primeira dizia que «Grandes famílias “perdem” 7,5 mil milhões» e a segunda refere que «Banca deve 53,4% do PIB ao estrangeiro».

As notícias são aparentemente diferentes, mas lá bem no fundo estão relacionadas por um pormenor muito importante: há muito investimento especulativo e muito pouco gerador de trabalho. Na banca, e desde o início do ano, somam-se as perdas continuadas dos títulos cotados, sendo já extremamente difícil encontrar algum que não se tenha desvalorizado. Pode dizer-se que não é um prejuízo real, a menos que se esteja na posição de vendedor, mas esses activos valem presentemente muito menos do que há seis meses.

Na banca também se verificam perdas avultadas, e em todas as instituições cotadas, e tal facto não se deve apenas à crise internacional, porque muitos dos empréstimos foram concedidos para o consumo, há cada vez mais crédito mal parado, e o montante do crédito pedido pelos bancos a instituições estrangeiras atingiu valores tais que já começam a preocupar banqueiros estrangeiros que podem começar a restringir os empréstimos à banca nacional.

Não tarda teremos uns quantos senhores economistas a dizer que estamos a viver muito acima das nossas posses, mas podem crer que são os mesmos que tratam das grandes fortunas e dos maiores grupos económicos, que também recorrem ao crédito, ou então consultores e gestores dos maiores bancos e financeiras, que incentivam o recurso ao crédito, muitas vezes de forma demasiado apelativa e pouco informativa.

O DN enumerou algumas das grandes famílias que mais dinheiro tinham perdido nestes 6 meses, mas por esses eu não choro com toda a certeza, porque há muito boa gente que sofre muito mais com o desemprego, e mesmo entre os empregados há muitos que estão com a corda na garganta por terem baixos salários, e alguns por terem sido seduzidos pelos empréstimos baratos, que hoje já são insustentáveis.

Nota: Imagem retirada do DN de 27/06/2008

««« - »»»
Fotos de Rosas
Pink Is The Rose by SatinRain

Always The Rose by SatinRain

««« - »»»
O Melhor Humor Nacional
Vai um tango? por Henrique Monteiro
Perfil do novo seleccionador por Henrique Monteiro

11 comentários:

  1. Interessantes foram as declarações do Senhor Berardo, se quise-se vendia dois ou três quadros que tinha na parede e consegui imediatamente cobrir as perdas.

    Chama-se a isto gozar com o pobre.

    ResponderEliminar
  2. Estou cheio de pena, e o quanto ganharam nos outros anos, isso não dizem eles...como aquela especulação do senhor Berardo que lhe fez ganhar 50 milhoes num dia...

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Caro Guardião,

    Tenho é pena que, quer as "Grandes Famílias", quer a "Banca", não percam mais ainda. Assistiríamos a magníficos saltos livres do alto da juba do leão do Marquês, ali tão sozinhos e, aparentemente, inúteis. Tal como as imaginárias vítimas: sós e inúteis. E, sobretudo, prejudiciais!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Pobrezinhos! Havia de ver essa cambada a viver com o meu salário, que isso sim é que é ser bom gestor.
    Fui
    Joca

    ResponderEliminar
  5. O povinho chora, mas não será por causa das perdas desses tubarões.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  6. Olá querido Amigo, bom Domingo,
    Muitos beijinhos de carinho,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  7. Adeus mundo cada vez pior, e os honrados e trabalhadores parece que não tem cabimento neste mundo
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Oi meu novo e estimado amigo.
    Adorei seu blog, principalmente pelas imagens das flores.
    Bom domingo com muita paz e amor em seu coração.
    voltarei mais vezes.

    Sua nova amiga.


    Regina Coeli.

    Te aguardo no meu cantinho.

    ResponderEliminar
  11. No estado em que estão as economias se alguém não tem autoridade moral para falar de economia, são os economistas!

    ResponderEliminar