domingo, maio 18, 2008

NO DIA DOS MUSEUS

Talvez eu seja suspeito quando comento o pouco interesse demonstrado pelos portugueses em visitar museus, mesmo quando as entradas são grátis e quando há uma oferta de actividades diferentes do normal, mas não resisti.

Uma sondagem do Sapo mostrava que 95% dos portugueses que por ali passaram, não pensavam sequer em aproveitar esta ocasião para ir a um museu. Eu sei que a oferta dos nossos museus é pobre, quando comparada com os da vizinha Espanha, para não ir mais longe, mas eles são um repositório da nossa história e do passado deste nosso povo.

Eu gostava que os portugueses fossem mais conscientes do Património português, fossem mais críticos e exigentes quanto à qualidade dos museus e do Património em geral, mas que tudo isso derivasse do conhecimento e da constatação real do que existe.

Infelizmente somos um povo muito crítico, ainda que muitas vezes falemos sem conhecimento de causa, e a realidade é que a esmagadora maioria dos visitantes dos nossos espaços museológicos são turistas estrangeiros, e os portugueses em alguns casos, nem chegam aos 10% do total de visitantes de alguns palácios e monumentos.

Lamento ter escrito isto, que é a mais pura verdade, no Dia Internacional dos Museus, mas o investimento na Cultura, feitos pelos governos afinal é proporcional ao interesse dos portugueses no nosso Património.

««« - »»»
Fotografias
Nataly_a

сергей макаренко

voda24

««« - »»»

Humor Brasileiro

Carlinhos Muller

Biratan

7 comentários:

  1. Um verdadeiro documento humano. Deu-me que pensar...
    Um forte abraço

    paradoxos

    ResponderEliminar
  2. correcta analise, o português é pouco ligado a museus e um dia como estes vai-se enfiar num centro comercial.

    Um país que não sabe do seu passado, que não aprecia a cultura nem sabe o que tem, é um país inculto e com pouco futuro.

    Falo de gerações que se perdem e que por sua vez não transmitem aos filhos o gosto pela cultura.

    No entanto temos de reconhecer que imagem que é passada ao cidadão é que a cultura é para elites.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente tens toda a razão... Penso muitas vezes nisso pois gosto imenso de museus mas sei que a maioria dos portugueses não lhes liga patavina... É pena...

    ResponderEliminar
  4. Hoje notou-se um aumento de visitas por parte dos portugueses, mas só o facto de terem de tirar um bilhete, ainda que fosse de borla, fez com que a irritação viesse ao de cima, mostrando bem como a ida a museus é mesmo pouco habitual.
    Os portugueses anda muito irritadiços, descarregam é sobre quem não devem.
    Abraço

    Palaciano

    ResponderEliminar