quarta-feira, maio 21, 2008

CURIOSIDADES DA DEMAGOGIA

José Sócrates acusou Santana Lopes de demagogia por este ter afirmado que «há fome em Portugal». Todos conhecemos Santana Lopes, mas também conhecemos José Sócrates, e sem querer fazer juízos de carácter, lembro que mais uma vez fomos chamados a contribuir para o Banco Alimentar Contra a Fome, precisamente porque há mais gente a recorrer a este auxílio, exactamente porque há mais gente com carências.

Por falar em demagogia, também ouvi dizer que baixar o imposto sobre produtos petrolíferos é demagógico e injusto, porque os que não têm carro iriam pagar para os que têm carro. Não percebi bem a lógica de tal afirmação, a menos que haja quem não tenha carro e se “enfrasque” ou ande a “cheirar” gasolina, e mesmo quanto à diminuição das receitas deste imposto também não dá para acreditar que com esta escalada de preços, e mantendo a mesma percentagem de imposto se vá arrecadar mais verba, porque o consumo se vai reduzir drasticamente.

Também achei extraordinário que a baixa do imposto sobre os combustíveis fosse considerada um subsídio ao consumo, no mesmo dia que o 1º ministro anunciou um congelamento dos preços dos passes sociais, que na minha óptica é precisamente um subsídio às empresas de transportes públicos, porque não acredito que sejam elas a arcar com o esforço financeiro.

Curiosamente eu também acho que o senhor ministro da Finanças não foi demagógico quando anunciou os 2,1% de inflação para 2008, nem mesmo quando veio corrigir a previsão para os 2,6% ainda há poucos dias, mesmo que os países da UE já tenham vindo a terreiro, dando números várias vezes superiores a estes. Não é demagogia, é uma coisa diferente, com um nome muito mais forte, que a minha educação não me permite escrever aqui, embora os aumentos dos portugueses tenham sido calculados na base dos 2,1% do senhor Teixeira dos Santos, o mesmo que se vangloriou de ter acertado no défice de 2007, e de ter conseguido um resultado melhor do que a previsão.

O garrote está demasiado apertado, e eu sou apenas um dos muitos que estamos fartos de apertar o cinto sem qualquer compensação. Se houver protestos contra estas políticas, eu alinho com eles, e nem me rala que eles tenham conotações de algum quadrante, a menos que seja do PS.


««« - »»»

Sócrates condenado a pagar 10.000 euros a jornalista
O primeiro-ministro, José Sócrates, foi condenado na semana passada pelo Tribunal da relação de Lisboa a pagar 10.000 euros por danos patrimoniais ao jornalista José António Cerejo, do jornal Público.

Segundo informa hoje o Público, em causa está uma carta publicada pelo diário em Março de 2001, da autoria de José Sócrates, na altura ministro do Ambiente, em que este acusava José António Cerejo de ser «leviano e incompetente», de padecer de «delírio» e de servir «propósitos estranhos à actividade de jornalista».

Leia tudo AQUI
««« - »»»

Fotos e Actualidade

Subir, só com escadote by Ray_Kov

De costas voltadas by Бытовухин

««« - »»»

Humor Nacional

A importância do diospiro in Anterozóide

Padrão estiloso in Anterozóide

13 comentários:

  1. Pois, também me interrogo sobre a validade dessa tese de baixar o ISP ser um benefício dos consumidores em detrimento dos contribuintes. Afinal, quantos carros e quantos contribuintes existem em Portugal?

    ResponderEliminar
  2. Política é mais demagogia do que outra coisa. O senhor engenheiro que experimente governar-se com um salário mínimo que logo vai ver o que é passar fome de rabo.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  3. Amor, palavra gasta nos altares da Santa Igreja; Democracia, palavra gasta nas tribunas dos parlamentos; Cidadania, palavra gasta nos discursos dos senhores presidentes da república; Demagogia, palavra gasta nas trocas de mimos dos políticos.
    Vejam bem esta, agora até dizer que há fome é demagogia!
    Que o Guardião nos salve!

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, meu caro José, Já não tenho mais pachorra para aturar esta cambada de filibusteiros e de sevandijas.

    CHIÇA! ARRE QUE É DEMAIS!

    Só o humor dos bonecos que publicou me conseguiu acalmar a fúria. Já nem consigo ouvir uma palavra do "homem", acredite!

    Cumps.
    Jorge P.G.

    ResponderEliminar
  5. Não falo sequer da demagogia, que isso é mato na nossa política, mas gostei de ver o contentamento do Goraz com a condenação. Pode não pagar, mas já viu que não está acima da lei, e quando deixar o poleiro...
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  6. Guardião!
    Os políticos são tão hipócritas que dão às palavras conotação outra e sorriem, acreditando que nos convenceram...
    Abraços!

    ResponderEliminar
  7. Parece impossível como estão actuais "Os Vampiros"!!!
    Como é possível alguém sobreviver em Portugal com menos de dez euros por dia?!
    E nem o(s) Governo(s) nem a Oposição parece preocupar-se com o drama das pessoas reais!!!!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. A preocupação com o social também não chega á Igreja, que regateia o pagamento das capelanias prisionais e militares, mas esbanja oitenta milhões( !!!!!!) de euros na nova basílica de Fátima!!
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  9. Excelentes "curiosidades", estas. Parece que depois do papão do défice público o governo perdeu o norte. Não controla nada, deixa a economia ao Deus-dará, sem regras nem controlo. Parece que os senhores governantes desta nossa terrinha passaram, mas é a ser governados...
    Pelos cartéis, pelos magnatas, pelas variações do mercado, etc. Não creio que fosse esta a ideia do Sócrates para um final feliz de mandato.
    Se bem que seja a nossa bolsa que pague, até acho bem feita!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Quando ouço os nossos tristes políticos a trocar acusações de demagogia, só me dá vontade de rir. Tal como tu, eu não chamaria demagogia, mas a educação não permite ser mais explícito!

    Inventam números,estudos e argumentações bacocas para sustentar o optimismo delirante, mas o dia-a-dia dos portugueses prova bem o contrário!

    Só gostava de saber se essa multazinha do "Ingenhoso", vai ser paga juntamente com a outra...a de ser apanhado a fumar no avião!

    Aquele abraço infernal!

    ResponderEliminar
  11. olá guardião,

    tens um nick que eu adoro, e 251 anos só? mas ok! pode ser que galinha/galo velho faça bom caldo...

    O Sócrates é um mentiroso, devia cair-lhe um avião na sopa.

    e isso do banco alimentar é outra intrujicie, maria alice... eu sei, e digo se me perguntarem quem é que tem vivendas à conta do banco alimentar...

    toma lá outra demagogia...

    jinhos, fica bem

    ResponderEliminar
  12. e a "malta do governo" devia ser toda decapitada,

    aonde anda a irritadinha que já a perdi de vista... e queria ir ao blog dela?

    podes montar aqui um serviço informativo?

    bjinhos

    ResponderEliminar
  13. NÓS TEMOS OS POLITICOS TAL QUAL COMO ESTÁ O POVO PORTUGUÊS...SÓ PENSA EM FUTEBOL...PUT...E FADO..CULTIVAREM-SE NÃO VALE A PENA NÃO DÁ GOZO!!!
    COMEMOS POLITICOS DE AVIÁRIO!!
    CULTURA DA AVIARIO!!
    VIVAM AS MAYAS AS FATIMAS LOPES E AS CINHAS JARDIM etc..etc..
    E ASSIM VAI PORTUGAL PARA O FOSSO!!
    TEMOS QUE FAZER OUTRO 25 ABRIL..OS QUE NOS GOVERNAM SERIAM SALAZARISTAS SE ESTE NÃO TIVESSE SUCEDIDO.

    ResponderEliminar