terça-feira, abril 15, 2008

SOLIDARIEDADE E ALERTAS

Eu tenho escrito por aqui sobre diversos assuntos, ligados à Cultura, à nossa sociedade e à política, mas a nossa vida não se resume a estes assuntos e temos de estar atentos ao que se passa ao nosso redor.

Tenho alguns links de blogues que se dedicam a temas específicos, que eu visito com regularidade, lendo atentamente os seus artigos, mas que me sinto muitas vezes incapaz de comentar e muito menos capaz de escrever sobre os assuntos abordados, por não ter sentido de perto alguns problemas e por não estar devidamente documentado para tecer qualquer opinião minimamente válida.

Por não ter experiência próxima, não quer dizer que desconheça completamente estes problemas, ou que eles não existam e não mereçam a devida atenção, porque não estamos imunes a estas situações, de maneira nenhuma.

Hoje deixo-vos aqui três sugestões, muito diferentes umas das outras.


A 1ª sugestão é o blogue Sidadania, que aborda este tema sem complexos, deixando-nos os alertas sobre esta doença, e testemunhos na primeira pessoa que nos dão uma visão diferente sobre este mal e nos fazem encarar aquela realidade com outros olhos.


A 2ª sugestão é o blogue da Flávia, onde a sua mãe Odele alerta para os perigos dos ralos de sucção de piscinas, que podem conduzir a situações irreversíveis como aconteceu com a Flávia há já dez anos. Acresce à infelicidade a demora da justiça brasileira, que esta corajosa mãe tem vindo a denunciar publicamente, e que tem conduzido a pequenos avanços, como se depreende de todo este tempo passado sobre a tragédia.


A 3ª sugestão vai para o blogue Aromas de Portugal, em que um pai confrontado com o problema do autismo, nos dá a conhecer este problema, descreve as suas experiências de tentativas de comunicação com quem sofre desta doença, e denuncia a falta de apoio oficial a estes doentes e às suas famílias.

Sei que a maioria dos meus habituais visitantes conhecem e são assíduos visitantes destes três espaços, mas mesmo assim aqui ficam as minhas sugestões, porque qualquer destas situações nos pode tocar de perto, a qualquer momento.

6 comentários:

  1. Pois o blog da Flavinha frequento à muito. Os outros dois não conheço. Tentarei seguir a sugestão.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Já fui visitar os 3 blogs e apesar de tratarem de assuntos muito delicados e difíceis, têm uma vertente informativa e testemunhos vividos que merecem ser conhecidos e divulgados.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  3. Boas sugestões ,
    Blogues já meus conhecidos, mas nunca é de mais lembrar
    Saudações amigas e um abraço

    ResponderEliminar
  4. Tens razão quando dizes que muitos dos teus visitantes conhecem os blogues que referes. Costumo passar por lá, embora nem sempre comente.Falar de solidariedade é praticá-la nunca é demais.

    Beijinhos

    p.s. Agradeço as tuas palavras no meu blog.

    ResponderEliminar
  5. Uma escolha cuidada e de carácter humanista, tão rara nos tempos que correm. Assistimos actualmente a uma moda paradoxal, segundo a qual, se o indivíduo é desvalorizado sempre dentro do sistema, sente uma enorme ansiedade e luta por se destacar dos outros, quando está fora desse mesmo sistema. Na internet, por exemplo, ou através dos meios que ainda permitem a liberdade de expressão individual.
    No entanto, há causas humanitárias, que merecem estes gestos de solidariedade.
    Um abraço solidário

    ResponderEliminar