quarta-feira, março 12, 2008

LIBERDADE NA REDE

Assinala-se hoje o 1º Dia Internacional da Liberdade de Expressão On-line, por iniciativa da organização Repórteres Sem Fronteiras. Esta iniciativa tem por objectivo envolver os utilizadores da Internet, solicitando a sua participação numa campanha que decorre durante todo o dia de quarta-feira, oferecendo a possibilidade de registar denúncias sobre actos de repressão da liberdade de expressão na Internet.

“Todos os sites, blogs e outras plataformas web interessadas em aderir à campanha e exibir os anúncios alusivos podem faze-lo contactando a organização, que procura com esta iniciativa pressionar os governos dos países considerados inimigos da Internet: Arábia Saudita, Bielo-Rússia, Mianmar, China, Coreia do Norte, Cuba, Egipto, Etiópia, Irão, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turquemenistão, Vietname e Zimbabué. Os interessados em participar na campanha podem passar uma mensagem utilizando um avatar e dirigi-la a um dos 9 países identificados como repressores da liberdade de expressão on-line.

No comunicado em que divulga a iniciativa a RSF lembra que os autores de blogs são os principais visados pelos governos repressores e recorda que estão hoje presos em todo o mundo 63 ciber-dissidentes por expressarem as suas opiniões livres na Internet. O 1º Dia Internacional da Liberdade de Expressão On-line – com início às 11 horas da manhã de quarta-feira (12 de Março) e fim às 11 horas da manhã do dia seguinte – decorre em simultâneo com a segunda edição das 24 horas de demonstração on-line contra a censura, uma iniciativa com o mesmo objectivo que incentiva os utilizadores a partilharem testemunhos. A primeira edição desta iniciativa de 24 horas, no ano passado, registou a participação de 40 mil utilizadores de Internet.”

Mais detalhes AQUI


««« - »»»

Fotografias

jakwak

reachthetop

««« - »»»

Humor Internacional

Luigi Rocco, Brasil

Fadi Abou Hassan, Syria

9 comentários:

Sophiamar disse...

Uma comemoração a ter em conta porque de Liberdade se trata.Cerrar fleiras contra qualquer espécie de censura é um dever de todos nós. Na blogosfera e fora dela.

Beijinhos,Guardião.

Tiago R. Cardoso disse...

Também li e estou à espera das 11 horas para avançar com também com a colocação de um logo nos blogues onde participo.

Anónimo disse...

Por cá também há quem não goste deste meio e tudo faça para intimidar a malta.
Lol
AnarKa

Jorge Borges disse...

Felizmente, a internet conseguiu ser um dos mais poderosos veículos da liberdade de expressão em todo o mundo. Lamentável é que determinadas ditaduras tentem cercear essa mesma liberdade. Em Portugal - país supostamente democrático - já houve um caso de processo judicial a um blogue por alegadas difamações ao poder...
Até onde se poderão estender as garras dos poderes instituídos para limitar a liberdade de expressão?
Um abraço amigo

FERNANDA & POEMAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FERNANDA & POEMAS disse...

Olá querido amigo, li o teu texto com muita atenção, pois trata-se da liberdade de expressão, que todos em todo o mundo deviam ter... Infelizmente não é possivél... A censura ainda existe em mais Países... Uma tristeza.
Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Carol disse...

A liberdade é algo pela qual lutarei sempre.
Achei os cartoons interessantes, mas as fotos estão particularmente bonitas.

Pata Negra disse...

Eles são poderosos mas a blogosfera também. Eles tem as armas, nós temos os blogs!
Um abraço solidário

Templo do Giraldo disse...

A liberdade de expressão on-line é um assunto complexo. Mas no entanto regista-se esta data.
Quanto à censura, cada um tem direito de cortar aquilo que quiser nos seus espaços. No entanto havia de haver liberdade de expressão.
Como o panta negra disse e bem n´s temos a blogsfera.


Saudações.