terça-feira, abril 01, 2008

AMADEU MODIGLIANI

O auto-retrato do artista a pintar é a afirmação máxima da sua condição única, de criador da sua própria imagem. O artista empunha os pincéis no testemunho do seu próprio reconhecimento. A imagem eternizada do artista a realizar a sua própria imagem, aproxima o artista de Deus. O artista, um pouco como já o tinha feito Albert Dürer, tendo apenas como mediador o espelho, pretende mostrar o seu dom de recriar o seu mundo.


Amadeo Modigliani (1884-1920), artista italiano que viveu em Paris a partir de 1903, transgrediu uma carreira promissora como retratista da belle époque para criar, particularmente através do retrato, uma linguagem única. Dono de uma técnica pictórica subtil, Modigliani trabalhava obliquamente os sentimentos, condensados em contornos alongados, rostos e pescoços finos, olhos vazados que tornam a expressão enigmática, anónima. Seu Auto-retrato, pintado em 1919, pouco antes de sua morte aos 35 anos, é, apesar do título, um retrato de distanciamento, mesclando serenidade e melancolia. A tela, em tons pastéis, mostra o pintor sentado. Sua mão carrega uma paleta e a cabeça, levemente inclinada para trás, mostra olhos sem foco, descolados da realidade exterior.
Mais AQUI

Modigliani

««« - »»»

Abril em Portugal

1º de Abril

««« - »»»

Humor Amarelo

Burki

Michael Ramirez

8 comentários:

  1. Gosto da pintura deste artista italiano.
    Os cartoons agradaram-me.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Aumentar as pensões?
    Só mesmo no dia 1 de Abril...
    Bjos da Silvia

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do trabalho deste pintor que foi um outsider, da modernidade e das escolas de Paris do inicio do Século. Amigo do nosso Amadeu Sousa Cardoso, compartiu com ele casa em Paris. Plasticamente falando é um pintor de uma sensualidade muito especial. Gostei como sempre dos seus cartoons. Tenho estado afastado da blogosfera mas estou aos pouco a retomar o ritmo. Um abraço e boa semana.

    António Delgado

    ResponderEliminar
  4. Bom momento cultural, gostei...

    ResponderEliminar
  5. Interessantíssimo, Guardião.

    Um beijinho amigo, com muitas saudades

    Maria

    ResponderEliminar
  6. muito bem feitas grande artista

    os cartoons estão demais lol

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Por acaso és o: Zé do Telhado?

    ResponderEliminar
  8. Vão aumentar a ponto de os mais idosos e que já deram o seu contributo ao país terem de contratar um contabilista ou um gerente de conta?
    Os cartton´s estão espectaculares.
    Espero que a ausência do meu amigo não se deva a nada de grave. Cá o esperaremos.
    Abraços

    ResponderEliminar