terça-feira, fevereiro 12, 2008

IDEOLOGIA SOCIALISTA ?

A queda das ideologias verificada nos dois maiores partidos políticos, tem vindo a baralhar os eleitores que cada vez menos lhes encontram diferenças, mas que permitem sempre aos ditos partidos terem dois discursos, o do poder e o da oposição. Será que isto basta para os diferençar?
Um dos partidos diz-se socialista, mas já meteu o socialismo na gaveta há muito tempo, como todos sabemos, e hoje nada lhe resta das ideias de Karl Marx ou de Friedisch Engels e Karl Kautsky. Duvido mesmo que a grande maioria dos seus militantes e dirigentes alguma vez se tenham debruçado sobre os seus ensinamentos e teorias. O outro ostenta a designação de Social-democrata, mas também não foi beber as estas fontes, afinal a sua matriz, nem com isso deve estar preocupado, embora faça questão de erguer essa bandeira.
Não pretendo aqui dissertar sobre o que penso acerca destes dois partidos, atendendo às suas propostas e acções enquanto partidos, no governo ou na oposição, mas gostava de deixar para reflexão uma coisa:

Os Princípios da Social-democracia

1. O combate a miséria, sendo assegurado direitos como moradia, saúde, educação, e segurança básicas. Cabendo ao estado também criar condições favoráveis a oportunidade de emprego.
2. O fortalecimento das instituições inter-governamentais, sem que, com isso, a soberania dos países seja ameaçada. Livre concorrência, desde que, no momento, tal seja proveitoso para as partes envolvidas.
3. Limites e liberdade as organizações civis como sindicatos, ongs, igrejas, imprensa.
4. Evitar a formação de monopólios e oligopólios, sem sacrificar sectores estratégicos do estado.
5. Desapropriação de terras na medida do necessário como garantia de sobrevivência.
6. Intervenção na economia quando necessário e em sectores estratégicos, evitando grandes prejuízos ao país e à população.

Estes princípios nem são da minha autoria, pelo que deixo à vossa consideração a apreciação, à luz destes princípios que são comuns à social-democracia e ao socialismo democrático, que são uma mesma coisa (para quem não saiba), da acção destes dois partidos, que usando as designações que usam, não me parece que os honrem nem de perto nem de longe.
»»» - «««
Fotografia
drinky by tzuntzi

Bonjour by Visionaria

««« - »»»

Humor e Homenagem

By Joe Heller

Christo Komarnitski

13 comentários:

  1. Tem toda a razão.
    Nem um nem outro dizem o que são.
    Mas não são nada do que dizem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Já pouca gente acredita nestes partidos. Onde quer que se vá, só se ouve as pessoas queixarem-se disso...e se o que tá no Governo é pior que mau, a oposição tb não presta.
    Mas depois eles são eleitos pelo povo...vá-se lá perceber a idiotice do povo...



    Obrigada lá pelas palavras bonitas José Lopes :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Vieira Calado
    Disse bem, não são o que dizem ser, e acrescento eu, são demasiado iguais para que os possamos distinguir.
    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Cara Maria
    Infelizmente ainda há quem vote neles, mas aos poucos cada vez são mais os que neles não acreditam. Eles encarregam-se de se desacreditar, mas eu também quero dar uma ajudinha...
    A visita foi um prazer.
    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Então não têm ideologia? Engano seu, eles são altamente politizados, e a ideologia é forte e consistente: A DO TACHO!
    Lol

    ResponderEliminar
  6. De facto estão tão confusos que o PS apertou tanto o PSD à direita que conseguiu por o Menezes à sua esquerda.

    ResponderEliminar
  7. A ideologia crei que há muito foi pelo cano, Alguns dos politicos nem sabem o que isso é , o importante é debitarem qualquer coisa (parasitas da palavra) Quando não estão no poler palavras de mel, no poleiro acções de fel
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  8. A ideologia creio que há muito foi pelo cano, Alguns dos politicos nem sabem o que isso é , o importante é debitarem qualquer coisa (parasitas da palavra) Quando não estão no poler palavras de mel, no poleiro acções de fel
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  9. A ideologia confunde aquelas cabeças, enquanto o dinheiro exerce a sua atracção. Prevalece a vaidade, sempre que a inteligência falta.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  10. Tem toda a razão. Há muito que uns e outros enfiaram numa gaveta sem fundo os princípios.
    Parece-me claro que o sistema está viciado de forma a dar sempre a vitória a um deles. Os legisladores asseguraram-se de que tudo fique na mesma ainda que os partidos vão alternando no poder, aparentemente a ver qual deles consegue um maior somatório de asneiras.
    Abraços

    ResponderEliminar
  11. P.S. Por mim, acho que movimentos de cidadãos podem com vantagem ocupar o lugar dos partidos. Não vejo mesmo qq inconveniente; ao invés.

    ResponderEliminar
  12. Guardião
    Estes dois partidos têm sido a nossa ruína. Têm minado o aparelho de estado e ocupado os lugares-chave em vários sectores de actividade. Corromperam e descredibilizaram tudo o que puderam. Nem um é social democrata nem o outro é socialista. São dois partidos liberais.

    Amanhã, dia 14 haverá uma postagem colectiva, de iniciativa do blog LUZ DE LUMA em defesa da inocência e contra a pedofilia. Se quiseres aderir copia a imagem que está no post de hoje no Silêncio Culpado.

    No blog solidário Sol Poente http://o-sol-poente.blogspot.com, publiquei hoje uma reportagem do jornal Noticias da Manhã/Primeiro de Janeiro com o nosso amigo Raul do Sidadania.
    Abraço por uma sociedade mais justa

    ResponderEliminar
  13. O PS(D) não pode ter ideologia, não é um partido é uma associação de interesses das classes poderosas. Acabarão por desaparecer por implosão!
    Qual social democracia, qual socialismo? Esses truques já os conhecemos do cristianismo da Idade Média!
    Votar sempre! Neles Nunca!
    Um abraço anarquista

    ResponderEliminar