quinta-feira, dezembro 20, 2007

MENTIRA TEM PERNA CURTA

Pessoalmente gosto mais do ditado popular que diz que “É mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo”, mas este título também serve para ilustrar o meu comentário de hoje.
De tempos a tempos somos positivamente bombardeados com os discursos dos nossos economistas e dos poderosos deste País, dizendo que em Portugal se trabalha pouco, temos demasiados feriados e pontes, que nos reformamos muito cedo, e que estas são as causas de termos baixos índices de produtividade. Nunca os ouvimos falar de fracas lideranças, metodologias e maquinarias ultrapassadas, gestão ruinosa, falta de investimento, falta de incentivos e salários de miséria, etc.
Infelizmente a realidade não é a que nos pintam, e a verdade acaba por vir à tona, deixando uns quantos espertos engasgados com as suas próprias mentiras.
Afinal os portugueses trabalham mais anos que os espanhóis, reformando-se portanto com mais idade, trabalham mais horas diárias, têm menos feriados e pontes, e contudo o PIB português per capita é inferior ao espanhol e tem vindo a distanciar-se cada vez mais nos últimos anos. Para informação dos nossos comentadores económicos e os seus mentores, o custo de vida é idêntico nos dois países, para não dizer que até já é mais alto deste lado da fronteira, como atestam as idas dos nossos compatriotas ao lado de lá, para se abastecerem, e não é só de combustíveis. Falar da diferença de salários e da qualidade e preço dos cuidados de Saúde e de Educação é desnecessário, porque até aqueles que costumam baralhar os dados sabem que existe um verdadeiro abismo, que só é menor exactamente quando se comparam os ordenados dos gestores de topo e dos políticos nacionais, que esses sim, igualam e até ultrapassam os praticados no País vizinho.
Claro que tudo isto é difícil de engolir para quem anda a pregar mais horas de trabalho, menores aumentos salariais, menos regalias sociais e menor protecção no trabalho, mas os dados estão aí, e são oficiais.

Dados disponíveis AQUI


Fotografias de Jóias

STori

i1



Humor

Damien Glez

Riber Hansson

14 comentários:

  1. Eu assino por baixo!!!!!!
    É assim mesmo Guardião!


    Bjs Natalícios****

    ResponderEliminar
  2. Temos que mandar os nossos políticos a Espanha para serem reciclados, e já agora os economistas, os pontas de lança do poder, também podem aproveitar a ocasião.
    O Sarkozy ainda anda à caça?
    Fui

    ResponderEliminar
  3. Isso é o que todos sabemos e temos a certeza, pena é que quem supostamente devia saber parece que não sabe ou não quer ver.

    ResponderEliminar
  4. ... peço desculpa de o vir contrariar, mas eles já arranjaram a solução... antecipou-se, o amigo.... então, não viu lá as novas propostas para o novo Código do Trabalho? ... aquilo, meu caro, vai resolver tudo. Tudo!

    ResponderEliminar
  5. José,

    Não há limites para o homem que possui a capacidade de sonhar. É necessário muito pouco para provocar um sorriso e basta um sorriso para que tudo se torne possível.
    Descobrimos que o Ano que termina vale a pena, quando começamos a enviar e receber os cartões de Natal. Afinal, de algum modo, aprendemos que o que realmente importa são os sentimentos, é o amor... É estarmos ligados, unidos. É isto que comemoramos: O nascimento da esperança de um mundo melhor. Muita paz, alegria e amor na tua vida e de todos que te são queridos. Feliz Natal! Feliz 2008.
    Beijinhos
    Isabel Filipe

    ResponderEliminar
  6. Caro Quintarantino
    Eles estão a precipitar o que já me parece inevitável, que é o chuto no traseiro, e uma saída a bem ou a mal. A serenidade tem sido uma característica deste povo, mas não me consta que o desemprego e a fome sejam bons conselheiros.
    Costuma dizer-se que quem tudo quer, tudo perde.
    Cumps

    ResponderEliminar
  7. E assim se canta na casa do Guardião. Boa!
    Desejo-te um Natal recheado de alegria, saúde, pão na mesa, paz..
    Mil beijinhossss

    ResponderEliminar
  8. Caro Guardião,

    Hoje venho deixar-te os meus votos de umas

    FESTAS MUITO FELIZES E UM ANO NOVO COM PAZ, SAÚDE E ALEGRIA!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. já recebi a sua "queixa" e tem td a razão :-) Já lá pus o seu link do Guardião ;-)

    ABraço

    ResponderEliminar
  10. Olá José, lindo o teu nome!
    Gosto muito da tua postagem, adorei ler e reler.
    Deixo-te uma prendinha, no Fotos-Fernanda.
    Um milhão de beijinhos, cheios de ternura.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  11. Gostei do post. Os dados agora revelados são aquilo que todos soubemos sempre. Eu disse todos? Todos menos o governo.

    UM ABRAÇO, BOM NATAL E QUE 2008, SEJA A CONCRETIZAÇÃO DOS SEUS SONHOS

    ResponderEliminar
  12. Guardião
    Deixo-lhe os meus votos de um Bom Natal e que 2008 seja para si um ano de realização e felicidade.

    ResponderEliminar
  13. Eu, francamente, não sei se é mais grave eles conhecerem as verdadeiras causas e estarem a tentar comer-nos por parvos se eles serem de facto tão parvos e estarem convencidos que são essas as causas!
    Um abraço com causas

    ResponderEliminar