segunda-feira, dezembro 17, 2007

MANUEL PINHO E A INFLAÇÃO

As declarações de Manuel Pinho costumam ser objecto das mais variadas piadas e anedotas, e pode dizer-se que ele tem feito por merecer esta distinção. Ainda nos últimos dias, a propósito dos dados revelados pelo Eurostat referentes a Novembro deste ano, onde constavam os valores da inflação da zona Euro, de 3,1% e de Portugal de 2,8%, veio o ministro desvalorizar estes valores, preferindo destacar as expectativas mais optimistas da OCDE.
É um hábito dos nossos governantes de desvalorizarem sistematicamente os dados negativos, apressando-se a mencionar apenas os que apresentam resultados que lhes sejam favoráveis ou menos desfavoráveis. Que importa afinal a Manuel Pinho que o governo tenha errado na previsão da inflação, se o faz propositada e sistematicamente para limitar o crescimento dos salários?
Quando um ministro da Economia desvaloriza a subida da inflação e se agarra ao crescimento do PIB, dizendo até que será uma grande satisfação para todos os portugueses, algo vai tremendamente mal no modo de raciocinar daquela cabecinha, ou então está a escrever um novo manual de economia virtual.
A um ministro exige-se mais ponderação quando se pronuncia e mais seriedade na análise das questões. Não é novidade para nenhum português que o aumento do PIB tem o seu lado negro bem presente, no aumento dos impostos, na redução dos salários reais e no aumento do desemprego. Manuel Pinho pode até fazer o pino para tentar explicar o inexplicável, mas não pode fingir que ignora estas realidades, nem o facto de a grande maioria dos cidadãos deste país já não pode apertar mais o cinto, muitos já nem conseguem honrar os compromissos entretanto assumidos, e que a Segurança Social alimentada pelos descontos dos que ainda trabalham ou empregam não consegue sobreviver mais tempo com estes níveis de salários, pensões e desemprego.
Por vezes acho que há ministros que o que faziam melhor, era permanecer calados, porque começamos todos a pensar que nos estão a tratar como imbecis, a nós que lhes pagamos o salário.

««« - »»»
ESTE BLOG É... PORREIRO, PÁ!
Recolhido na casa da Laurentina
Obrigado
»»» - «««

Fotografia - Flores

Confection 4 by andras120

Flowers 30 by eyadness

««« - »»»

Humor Político

COLOR BUSH DOG POLLUTION BALI CLIMATE CONFERENCE DIRT ENVIRONMENT by BERTRAMS

COLOR GADDAFI LIBYA SARKOZY MONEY FRANCE by PEP

7 comentários:

  1. ESta história dos orçamentos e das contas do país está a nos arruinar.

    ResponderEliminar
  2. Quando era pequeno e andava na instrução primária ensinaram-me que dois mais dois eram quatro, hoje em dia parece que já não é assim. A nossa falta de apetencia para as matemáticas, como nos dizem é conhecida e no ministerio da economia talvez seja onde melhor se note esta lusa caracteristica...As imagens e os "comics", das suas postagens são sempre de qualidade superior.
    Um forte e fraterno Abraço e boa semana.
    António

    ResponderEliminar
  3. Estes artificialismos a que lançam mão para aumentar ou diminuir umas décimas deviam fazer rir... o problema é que nós não podemos... eu, pelo menos, não posso.

    ResponderEliminar
  4. A referência a um dos ministros mais broncos e afastados da realidade, peca por ser demasiado soft. Esse fulano não existe, é uma ficção barata dum burro, muito burro mesmo.
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Olá Guardião, linda postagem.
    Imformativa e divertida.
    Um beijão.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  6. sim... de que adianta crescer se o preço de vida aumenta..

    esse manuel pinho é mesmo um pastor..

    boa semana

    ResponderEliminar
  7. Nós somos mesmo tratados como imbecis. E somos porque deixamos. A realidade é fabricada à medida dos interesses. Porém, e para além desses fabricos umas vezes artesanais outras mais sofisticados, o país continua a registar um aumento de desemprego e um menor poder de compra para a maioria das famílias portuguesas. Enquanto isso os ricos estão cada vez mais ricos e os Bancos com cada vez mais lucros.

    ResponderEliminar