domingo, setembro 16, 2007

BOA SORTE


Finalmente tomou posse o novo director do Museu Nacional de Arte Antiga, a quem desejo os maiores sucessos no desempenho das suas funções.
Na tomada de posse desta nova direcção, a ministra da Cultura fez questão de afirmar que está convicta que esta equipa vai “relançar” o MNAA no panorama museológico, depois de um “decréscimo assinalável” de visitantes no 1º trimestre de 2007. Desconheço qual foi o termo de comparação, se foi em relação ao ano anterior ou se aos anos que precederam o mandato da anterior directora, mas isso está bem patente nas estatísticas que se podem consultar na Internet, se não forem de lá retiradas após estas palavras.
Não penso que as referências, ainda que veladas a Dalila Rodrigues fossem necessárias ou viessem sequer a propósito nesta ocasião, mas assim o quis Isabel Pires de Lima.
Quanto ao currículo do novo director e às suas intenções, ficaram certamente registadas na memória dos que lá estiveram, e dos que disso tomaram conhecimento pela imprensa, e que vão saber esperar para ver a sua tradução no terreno. Estou certo que Paulo Henriques está perfeitamente consciente de que o seu trabalho vai ser muito escrutinado por quem está ligado ao sector, e que tudo vai fazer para não defraudar as expectativas que se criaram com esta sucessão algo atribulada.

Imagem: Três dos painéis do políptico de São Vicente de Fora («Veneração a São Vicente»), atribuído a Nuno Gonçalves.
Foto da Enciclopédia Universal Multimédia On-Line

»»» - «««

Em Destaque

No Fliscorno

Do Blog da Nalga

««« - »»»

Fotografia no Feminino

Princess Yuliya

Алик-

14 comentários:

  1. Guardião, enquanto botar por aqui imagens destas, não o leio. Belas vistas...
    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Gostei das fotose dos cartoons
    em especial
    Bom fim de semana
    saudações amigas

    ResponderEliminar
  3. Vamos lá ver no que aquilo dá...

    ResponderEliminar
  4. Vamos dar o benefício da dúvida ao homem, mas esperar que não venha a chover no Museu das Janelas Verdes como acontecia na Madre de Deus. Não há para aí uns rapazitos para a menina se deliciar?
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Esperemos que o homem prove que é mais que um abaixo-assinado.
    De qualquer forma não me parece que precise de sorte, mas sim de trabalhar.

    ResponderEliminar
  6. Não vai ser fácil a tarefa de Paulo Henriques em face das expectativas, e, principalmente por ter, sobre o seu desempenho, os olhos e a atenção de tantos interessados. Uns que corra bem, outros os contrário. Como sempre.
    A bem do MNAT espero que consiga o melhor.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Também desejo sinceramente os maiores êxitos para o Museu Nacional de Arte Antiga.

    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Ehehehehehe...grandes fotos hein?! mas eu prefiro mil vezes a pintura de cima ;-)


    Abraços da Sul

    ResponderEliminar
  9. Por acaso ouvi as declarações da I.P.Lima. Para quem dizia não querer dar relevo à ausência da anterior directora, digamos que até falou pa'caraças.

    Mas ocorreu-me: porque diabos é a direcção dum museu um cargo político?! Depende deste director algum desígnio nacional? Enfim, jobs for the usual boys.

    ResponderEliminar
  10. Espero que o novo director, agora empossado no cargo, relance o MNAA na direccção que a senhoora ministra tanto deseja.
    Quanto às fotos, estão o máximo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. já não sei, se alteram ou não a constituição, conforme está o parlamento tudo é possivel
    bom inicio de semana
    saudações amigasp

    ResponderEliminar
  12. Amigo Guardião,
    de facto irá ser muito escrutínado o trabalho do novo director. Conheci a Dalila, quando ela estava como Directora em Viseu e sei quanto ela era dinamica naquele museu. Já neste século foi comissária de uma excelente exposição de Grão Vasco em Salamanca. Um enorme sucesso no País vizinho. Sucesso que lhe deu grande visibilidade e suscitou o interesse por uma entidade Espanhola para patrocionar qualquer iniciativa organizada por ela. Mais tarde a Dalila foi nomeada para directora do MNAA, e sei quantas inimizades ganhou. É o problema de todos aqueles que são profissionais e amam o que fazem. Infelizmente em Portugal é penalizado quem trabalha e desenvolve trabalhos de qualidade...a mentalidade lusa é assim!

    Belas fotos e vinhetas.

    ResponderEliminar
  13. LOL o cartoon da ASAE está espetacular

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito do cartaz do cinema, acho que diz tudo deste país.

    ResponderEliminar