terça-feira, agosto 07, 2007

SERÁ A BLOGOSFERA UM PERIGO?

Sociologicamente a resposta é, não. Tudo o que encontramos escrito e ilustrado neste meio é um reflexo do que se sente e pensa nas sociedades em que vivemos. Os hábitos mudaram, as tertúlias nos cafés e nas tascas dos bairros acabaram, os convívios com os vizinhos tornaram-se impossíveis, mas transferiram-se para outras formas de comunicação, possíveis e desejáveis, em que se trocam ideias, conhecimentos e interesses, talvez considerados impessoais para os estranhos, mas essenciais e até indispensáveis para quem partilha a blogosfera.
Erroneamente há quem ache que há mais perigos neste meio do que no mundo exterior, como se a blogosfera fosse um gueto onde se refugiassem alguns indivíduos que se excluem a si próprios do mundo exterior. Este tipo de ideias é em norma fomentado por dois tipos de pessoas: os desconhecedores e os que gostariam de impor um pensamento formatado.
Os desconhecedores do meio, seja por ignorância, seja por falta de meios ou de interesse, ou até por medo não são particularmente críticos nem, sequer acérrimos detractores deste mundo. Os mais ferozes inimigos do mundo dos blogues são aqueles que dominando perfeitamente a comunicação social, sabem ser impotentes para a livre expressão que circula na rede fugindo ao seu controlo e emitindo opiniões que o seu poder não controla nem consegue limitar sem recorrer à repressão pura e dura.
Mesmo sabendo que há muito lixo e blogues sem nenhum interesse, com uma escolha criteriosa e baseada nos interesses de cada indivíduo, há muitos espaços de excelência num mundo, talvez inconveniente para alguns, é interessante, enriquecedor e de liberdade consciente para outros.
EM DEFESA DA BLOGOSFERA, E DA LIBERDADE DE ESCOLHA E DE EXPRESSÃO.

««« - »»»
A carestia

««« - »»»

Fotos - Realidade e Fantasia

Autor desconhecido

Владимир Федотко

««« - »»»

Humor MUITO Crítico
Petar Pismestrovic

5 comentários:

  1. Subescrevo cada palavra e cada frase e acrescento: a blogosfera
    é profundamente democrática!

    ResponderEliminar
  2. Aqui no jornal também lemos alguns blog's e este é um deles, apesar do que disseste dos jornalistas. Há alguns que não dispensamos, pela seriedade e pela qualidade.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Tem toda a razão, embora exista muito blog, onde a encoberto do anonimato, se ataque e insulte tudo e todos, considero a blogosfera uma plataforma de igualdade, se procurar-mos um bocado, até ao chamados "ilustres", descem do alto das suas secretárias, para falarem ao nível do "povo", a blogosfera só pode ser considerada um perigo por alguém que está habituado a discursar, em sentido único, pelos média, não tendo de ouvir resposta.

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao texto, estou de acordo, muda-se os tempos muda-se os locais, na tasca, no adro da igreja , no jardim ou no café o homem sente necessidade de comunicar,
    as imagens elequentes
    saudações amigas

    ResponderEliminar
  5. e eu assino por baixo aqui dos restantes bloggers que aqui postaram!

    ResponderEliminar